A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Carla Lisiane de Oliveira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83646
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
id UFSC_44d9934d75f325f535d49d52e361722e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83646
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoriaInformaticaComputaçãoEducaçãoInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.Esta dissertação propõe, através da utilização de uma ferramenta de autoria, aplicar o processo de construção de chatterbots em situações de ensino/aprendizagem, onde se espera que os estudantes sejam capazes de projetar e criar verdadeiras máquinas de dialogar a partir de uma estruturação e reflexão sobre o conhecimento. Com o uso da pesquisa exploratória realizada em duas Instituições de ensino, pretende-se avaliar o funcionamento e utilização de uma ferramenta de autoria de chatterbots desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) da UFSC, denominada AutoChatter; bem como avaliar a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado de conteúdos específicos - neste caso, o aprendizado da Análise de Requisitos relacionado à disciplinas de Análise de Sistemas. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para um maior aperfeiçoamento da ferramenta, contribuindo para compor sua facilidade de utilização e seu bom funcionamento no decorrer das atividades propostas. Dentre as melhorias feitas podem ser citadas: o acréscimo de novos menus à ferramenta, como alternativa para possíveis problemas com o servidor remoto; uma nova utilização do recurso de focos de assunto, visando melhorar a interação do chatterbot com o usuário; a remoção de algumas stop words, possibilitando um ganho de performance ao chatterbot frente à novos questionamentos; e ainda a incorporação de um thesaurus automático, como alternativa para aumentar o número de respostas corretas do chatterbot frente à novos questionamentos. Além disso, os resultados apresentam fortes indicativos de que os objetivos iniciais foram alcançados, ou seja, avaliar a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado, utilizando-se para isso uma ferramenta de autoria. Verificou-se que o aprendizado dos estudantes se deu tanto pela possibilidade de construir seus próprios chatterbots, quanto pela possibilidade de interagir com os chatterbots criados por outros estudantes.Florianópolis, SCWazlawick, Raul SidneiUniversidade Federal de Santa CatarinaCastanho, Carla Lisiane de Oliveira2012-10-20T02:00:51Z2012-10-20T02:00:51Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 f.| il.application/pdf181919http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83646porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:57:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83646Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:57:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
title A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
spellingShingle A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
Castanho, Carla Lisiane de Oliveira
Informatica
Computação
Educação
Inovações tecnológicas
title_short A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
title_full A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
title_fullStr A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
title_full_unstemmed A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
title_sort A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
author Castanho, Carla Lisiane de Oliveira
author_facet Castanho, Carla Lisiane de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wazlawick, Raul Sidnei
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho, Carla Lisiane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Computação
Educação
Inovações tecnológicas
topic Informatica
Computação
Educação
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T02:00:51Z
2012-10-20T02:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181919
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83646
identifier_str_mv 181919
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652115604668416