A apropriação da linguagem escrita em pessoas com deficiência: um estudo a partir das memórias de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Milene Rodolfo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199701
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling A apropriação da linguagem escrita em pessoas com deficiência: um estudo a partir das memórias de estudantes universitáriosAlfabetizaçãoestudantes com deficiênciaensino superiornarrativas oraislinguagem escritaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo da presente pesquisa é compreender o processo de apropriação da linguagem escrita por sujeitos universitários com deficiência, a partir de suas memórias. As hipóteses iniciais apontam para uma insuficiência na formação inicial de pedagogas(os) no que se refere a práticas pedagógicas com sujeitos da educação especial, levando à frequente exclusão dos sujeitos com deficiência dentro de sala de aula e deixando a cargo do professor auxiliar de educação especial o planejamento e execução de atividades com esses estudantes. No que diz respeito aos familiares, experiências acadêmicas e profissionais da pesquisadora possibilitaram a percepção de uma postura predominantemente assistencialista, levando à proteção excessiva e à não credibilidade na capacidade e postura ativa dos sujeitos com deficiência, prejudicando, desse modo, sua apropriação da linguagem escrita e, consequentemente, sua escolarização. O referencial teórico no qual se embasa essa pesquisa é a concepção Histórico-Cultural e a abordagem metodológica é qualitativa com o uso de Narrativas Orais. Os procedimentos utilizados para coleta de dados empíricos consistiram em entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro com questões norteadoras a dois estudantes universitários com deficiência. Apesar de a pesquisa não ter focado nas hipóteses iniciais como fator limitador, ao revisitá-las, foi possível compreender que tanto as legislações que asseguram o direito à educação de sujeitos com deficiência, quanto a postura de professores e familiares influenciam diretamente a apropriação da linguagem escrita nesses sujeitos. Entretanto, cada um, diante de suas características, lida com essas influências do meio social e se constitui de forma singular. Não é possível, portanto, afirmar que esses aspectos influenciarão todos os sujeitos da mesma forma.The objective of this research is to comprehend the process of appropriation of the written language on university students with disabilities from their memories. The starting hypotheses point to an insufficiency in the initial formation of pedagogues in what refers to pedagogical practices with special education subjects, leading to frequent exclusion of the subjects with disabilities inside the classroom and leaving the role of planning and execution of activities with these students to the auxiliary teacher. Concerning the relatives, academic and professional experience made possible the perception of a predominantly assistentialist posture, leading to excessive protection and non-credibility of capabilities and active postures of the subjects with disabilities, impairing, thusly, their appropriation of the written language and, consequently, their schooling. The theoretical reference to which this research is based is Historical-Cultural, since the methodological approach is qualitative with the use of Oral Narratives. The procedures used for the collection of empirical data consisted of semi-structured interviews based on a script with guiding questions to two university students with disabilities. Despite the research not focusing on the initial hypotheses as a limiting factor, at revisiting them, was possible to comprehend both legislation, that ensure the right to education of subjects with disabilities, and the posture of teachers and relatives influence directly the appropriation of the subjects written language. However, each one, from their characteristics, deals with these influences of the social environment and is constituted in a singular way. Therefore, it’s not possible to claim that all these aspects will influence the subjects in the same way.Florianópolis, SCCarneiro, Maria Sylvia CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaPaula, Milene Rodolfo de2019-08-08T14:45:54Z2019-08-08T14:45:54Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199701info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T14:45:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199701Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T14:45:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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