CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ENERGÉTICA E O SEU TRAÇO TRANSDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOBROSA NETO, RUY DE CASTRO
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: NUNES, NEI ANTONIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181067
Resumo: Enfatizando o traço transdisciplinar da educação energética, este estudo analisa as grades curriculares de instituições públicas e privadas de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Dando seguimento a estudos anteriores, num primeiro momento foi realizada a coleta de dados, através de pesquisa na internet, das grades curriculares dos seguintes cursos: administração, ciências biológicas, ciências econômicas, direito, engenharia sanitária e ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica e tecnólogo em gestão ambiental. Na sequência, por meio de pesquisa bibliográfica e análise conceitual a investigação procura evidenciar os traços de transdisciplinaridade contidos em propostas curriculares que privilegiam confluência entre distintos saberes, dando ênfase ao valor epistemológico e social da educação energética em diferentes cursos universitários. Gráficos, quadro e tabelas são apresentados ilustrando o espaço existente para se transitar pela diversidade dos conhecimentos, sem fronteiras epistemológicas rígidas, necessário ao planejamento energético. Observou-se que onde são ofertadas disciplinas de educação energética, há um percentual inferior a 2,5% da carga horária total dos cursos superiores, sendo este o espaço encontrado para a interação da transdisciplinaridade com a educação energética.
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