Práticas de professores do ensino regular com alunos surdos inseridos: entre a democratização do acesso e a permanência qualificada e a reiteração da incapacidade de aprender
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193720 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como questão norteadora a preocupação em saber como estão atuando os professores de classes regulares que recebem alunos oriundos de classes especiais ou com deficiências. O objetivo central foi o de investigar as ações efetivadas e as manifestações dos professores de classes comuns, ciclo II, de uma escola pública estadual com alunos surdos inseridos em suas classes. Partiu-se do pressuposto que a atuação docente, mesmo com as ações desenvolvidas em favor da inserção de alunos surdos nas classes comuns assim como suas manifestações está submetida à cultura da marca diferenciadora e separação desses alunos. A fonte da pesquisa foram os professores do ciclo II, professores de Educação Especial e o Plano de Gestão da Escola. Os dados foram obtidos no ano de 2003 junto a 10 professores em uma escola do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, por meio de observações das aulas, de entrevistas realizadas com esses professores e de atividades desenvolvidas na escola. A análise dos dados foi realizada com auxílio de estudos de Pierre Bourdieu, de Viñao Frago, de Gimeno Sacristán, de Pérez Gómez e de Hargreaves. Os resultados da pesquisa apontaram que a atuação e manifestações dos professores ainda são baseadas na crença expressa pelas expectativas de que os surdos são incapazes de aprender e agir como jovens normais, constituindo práticas sedimentadas ao longo do século dentro e fora das escolas: há duas modalidades de inserção (parcial e total); diversidade de atuação dos professores, mistura de ação de professores das classes regulares e classe especial; enormes dificuldades na organização para o atendimento de alunos surdos e ouvintes. |
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Práticas de professores do ensino regular com alunos surdos inseridos: entre a democratização do acesso e a permanência qualificada e a reiteração da incapacidade de aprenderInclusão de aluno surdoCultura escolarPráticas docentesEnsino fundamental - ciclo IIEsta pesquisa teve como questão norteadora a preocupação em saber como estão atuando os professores de classes regulares que recebem alunos oriundos de classes especiais ou com deficiências. O objetivo central foi o de investigar as ações efetivadas e as manifestações dos professores de classes comuns, ciclo II, de uma escola pública estadual com alunos surdos inseridos em suas classes. Partiu-se do pressuposto que a atuação docente, mesmo com as ações desenvolvidas em favor da inserção de alunos surdos nas classes comuns assim como suas manifestações está submetida à cultura da marca diferenciadora e separação desses alunos. A fonte da pesquisa foram os professores do ciclo II, professores de Educação Especial e o Plano de Gestão da Escola. Os dados foram obtidos no ano de 2003 junto a 10 professores em uma escola do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, por meio de observações das aulas, de entrevistas realizadas com esses professores e de atividades desenvolvidas na escola. A análise dos dados foi realizada com auxílio de estudos de Pierre Bourdieu, de Viñao Frago, de Gimeno Sacristán, de Pérez Gómez e de Hargreaves. Os resultados da pesquisa apontaram que a atuação e manifestações dos professores ainda são baseadas na crença expressa pelas expectativas de que os surdos são incapazes de aprender e agir como jovens normais, constituindo práticas sedimentadas ao longo do século dentro e fora das escolas: há duas modalidades de inserção (parcial e total); diversidade de atuação dos professores, mistura de ação de professores das classes regulares e classe especial; enormes dificuldades na organização para o atendimento de alunos surdos e ouvintes.PUCSP2019-03-11T02:37:57Z2019-03-11T02:37:57Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Mércia Aparecida da Cunha. Práticas de professores do ensino regular com alunos surdos inseridos: entre a democratização do acesso e a permanência qualificada e a reiteração da incapacidade de aprender. 2005. 169f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2005. Orientadora: Dra. Alda Junqueira Marinhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193720OLIVEIRA, Mércia Aparecida da Cunhaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T02:37:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-11T02:37:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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