Novo relatório do auditor: um estudo dos principais assuntos de auditoria divulgados pelas empresas da [B]³

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Michelly Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203953
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.
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spelling Novo relatório do auditor: um estudo dos principais assuntos de auditoria divulgados pelas empresas da [B]³Novo Relatório da AuditoriaPrincipais Assuntos de AuditoriaGovernança CorporativaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.O objetivo do estudo é identificar os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) das empresas listadas na [B]³. A pesquisa é classificada como descritiva e para alcançar o objetivo, foram analisadas as alterações referentes ao novo relatório da auditoria que apontam, principalmente, a importância e responsabilidade da Governança Corporativa (GC). Para seleção da amostra, foram coletados os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) presentes no relatório de auditoria independente de todas as 419 empresas da população estudada que possuem ações negociadas na [B]³. Primeiramente observou-se as três possibilidades de emissão do relatório de auditoria com ressalva. Após, com análise dos dados, os principais resultados apontam que a divulgação dos PAAs de maior frequência foram, provisão e contingências riscos fiscais, com 21,21%, seguido por reconhecimento da receita com 18,18% de frequência; créditos com a Eletrobrás, com 9,09% de frequência; controle de aplicativos e controles gerais de tecnologia da informação e mensuração dos ativos biológicos, ambos com 6,06% de frequência, onde os demais PAAs com frequência 1 (um) foram classificados como de baixa relevância para esta pesquisa. Por fim, a análise revelou que dos seis níveis de Governança Corporativa estudados, as empresas enquadradas no segmento do Novo Mercado foram as que mais utilizaram PAAs no relatório de auditoria para diagnosticar a real situação da empresa, apontando transmitir maior credibilidade e confiança aos stakeholders.Florianópolis, SCFerreira, Denize Demarche MinattiMaragno, Lucas Martins DiasUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Michelly Rocha2020-01-22T14:07:04Z2020-01-22T14:07:04Z2019-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203953info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-01-22T14:07:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203953Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-01-22T14:07:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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