Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/47 |
id |
UFSC_4f3f8d01a31a71f73ec8d12ca4449421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235044 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)Cartas de ParkerAritméticaMatemática para ensinarEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/47Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar elementos de uma matemática para ensinar a partir de orientações das Cartas de Parker. Para uma aproximação com o tema foi adotado Valente (2008, 2013, 2018 e 2019) para compreender sobre a história da educação matemática, sobre as Cartas de Parker e sobre o saber profissional do professor que ensina matemática e Maciel (2019) que trata também sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Por meio do exame realizado em artigos da Revista de Ensino, acerca das Cartas, identificar elementos de uma aritmética para ensinar, os quais indicam o uso de objetos concretos e uma ordem para o ensino a ser seguida, saindo do concreto para chegar ao abstrato, levando a classe a resolver o que está sendo proposto pelo professor.ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-05-21T00:58:48Z2022-05-21T00:58:48Z2021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, M. N. ; SANTOS, R. ; SANTOS, I. B. . Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. V1, p. 1-13, 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044Andrade, Mariana NunesSantos, RejaneSantos, Ivanete Batista Dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-21T00:58:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235044Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-21T00:58:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
title |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
spellingShingle |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) Andrade, Mariana Nunes Cartas de Parker Aritmética Matemática para ensinar |
title_short |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
title_full |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
title_fullStr |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
title_full_unstemmed |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
title_sort |
Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902) |
author |
Andrade, Mariana Nunes |
author_facet |
Andrade, Mariana Nunes Santos, Rejane Santos, Ivanete Batista Dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rejane Santos, Ivanete Batista Dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Nunes Santos, Rejane Santos, Ivanete Batista Dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartas de Parker Aritmética Matemática para ensinar |
topic |
Cartas de Parker Aritmética Matemática para ensinar |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/47 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2022-05-21T00:58:48Z 2022-05-21T00:58:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, M. N. ; SANTOS, R. ; SANTOS, I. B. . Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. V1, p. 1-13, 2021. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, M. N. ; SANTOS, R. ; SANTOS, I. B. . Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. V1, p. 1-13, 2021. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652100081549312 |