Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Rejane, Santos, Ivanete Batista Dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/47
id UFSC_4f3f8d01a31a71f73ec8d12ca4449421
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235044
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)Cartas de ParkerAritméticaMatemática para ensinarEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/47Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar elementos de uma matemática para ensinar a partir de orientações das Cartas de Parker. Para uma aproximação com o tema foi adotado Valente (2008, 2013, 2018 e 2019) para compreender sobre a história da educação matemática, sobre as Cartas de Parker e sobre o saber profissional do professor que ensina matemática e Maciel (2019) que trata também sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Por meio do exame realizado em artigos da Revista de Ensino, acerca das Cartas, identificar elementos de uma aritmética para ensinar, os quais indicam o uso de objetos concretos e uma ordem para o ensino a ser seguida, saindo do concreto para chegar ao abstrato, levando a classe a resolver o que está sendo proposto pelo professor.ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-05-21T00:58:48Z2022-05-21T00:58:48Z2021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, M. N. ; SANTOS, R. ; SANTOS, I. B. . Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. V1, p. 1-13, 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044Andrade, Mariana NunesSantos, RejaneSantos, Ivanete Batista Dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-21T00:58:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235044Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-21T00:58:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
title Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
spellingShingle Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
Andrade, Mariana Nunes
Cartas de Parker
Aritmética
Matemática para ensinar
title_short Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
title_full Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
title_fullStr Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
title_full_unstemmed Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
title_sort Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
author Andrade, Mariana Nunes
author_facet Andrade, Mariana Nunes
Santos, Rejane
Santos, Ivanete Batista Dos
author_role author
author2 Santos, Rejane
Santos, Ivanete Batista Dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Nunes
Santos, Rejane
Santos, Ivanete Batista Dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas de Parker
Aritmética
Matemática para ensinar
topic Cartas de Parker
Aritmética
Matemática para ensinar
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/47
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2022-05-21T00:58:48Z
2022-05-21T00:58:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, M. N. ; SANTOS, R. ; SANTOS, I. B. . Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. V1, p. 1-13, 2021.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044
identifier_str_mv ANDRADE, M. N. ; SANTOS, R. ; SANTOS, I. B. . Elementos de uma matemática para ensinar: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. V1, p. 1-13, 2021.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652100081549312