O potencial da literatura na construção da cidadania.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nathália de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245376
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social.
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spelling O potencial da literatura na construção da cidadania.Literatura. Sujeitos de Direito. Direitos Humanos. Cidadania. Desigualdade Social.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social.Compreender quem são aqueles que não têm direito à arte e à literatura, demonstrar os limites do direito inalienável aos bens culturais e analisar a relação entre desigualdade social e consolidação da cidadania no desenvolvimento do imaginário social de cada indivíduo são os pilares de estudo que sustam este Trabalho de Conclusão de Curso. Além disso, realizou-se estudos no sentido de apreender a estrutura e a dinâmica da formação social brasileira, compreendendo as situações que privam as pessoas de acessarem a sua relação com a arte. A metodologia utilizada ancora-se no método crítico dialético, capaz de englobar os processos sócio históricos pelos quais a realidade concreta transita. Assim, as análises de Antônio Cândido foram fundamentais a este trabalho, uma vez que este autor analisa a Literatura por meio da dialética. O que se busca é, portanto, apontar a Literatura como uma figura de pensamento que alimenta a reflexão crítica, mas que, na mesma via de mão dupla, tampouco possui seu acesso democratizado. Sobretudo, evidenciou-se que a Literatura relaciona-se com uma perspectiva crítica de cidadania, pois ela é capaz de incorporar as contradições da realidade social e desenvolver um novo direcionamento que não o da ideologia dominante e, sendo assim, é inviável discorrer sobre a possibilidade de usufruir a literatura sem recorrer à compreensão da desigualdade social e da divisão social do trabalho. Por fim, ainda que o Serviço Social não seja a matéria de análise deste Trabalho, é legítima a preocupação em fomentar o impacto intelectual que o acesso à Literatura pode oferecer para uma categoria profissional eminentemente interventiva.Florianópolis, SC.Sampaio, Simone SobralUniversidade Federal de Santa Catarina.Oliveira, Nathália de2023-03-28T18:04:55Z2023-03-28T18:04:55Z2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245376Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-28T18:04:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245376Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-28T18:04:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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