ERGON-EP: aplicação da ergonomia da atividade na concepção de cursos da Educação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruber, Crislaine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214255
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
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spelling ERGON-EP: aplicação da ergonomia da atividade na concepção de cursos da Educação ProfissionalEngenharia de produçãoErgonomiaFormação profissionalAmbiente de trabalhoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.A Educação Profissional tem crescido significativamente no Brasil, além de despertar interesse em demais países devido ao seu impacto na implementação e no apoio das mudanças técnicas e organizacionais. Contudo, percebe-se uma distância entre os cursos de formação profissional e o mundo do trabalho. A Ergonomia, tendo como objetivo transformar o trabalho, preocupa-se com a efetividade da formação dos trabalhadores. Sua ferramenta essencial, a Análise da Atividade, pode ser utilizada na concepção de cursos da Educação Profissional, a fim de aproximar o conteúdo da formação e a atividade de trabalho. Nesse sentido, esta tese propõe uma abordagem metodológica para auxiliar os educadores na concepção de cursos técnicos alinhados ao trabalho real. Para cumprir este objetivo, primeiramente, foram entrevistados 15 professores com intuito de descrever o processo de concepção desses cursos, bem como a maneira com que eles integram as características das atividades de trabalho nos projetos de cursos técnicos. Buscou-se, também, por meio de uma análise documental, identificar as características das atividades de trabalho que estão presentes nesses projetos. A partir dessas análises e com base na literatura pertinente, foi elaborada a primeira versão da Abordagem Ergon-EP, a qual foi submetida para avaliação com 25 especialistas: 14 professores de cursos técnicos com experiência na concepção desses cursos e 11 gestores ou formadores de professores da educação profissional. A avaliação foi positiva, obtendo médias acima de 4 (em uma escala de 1 a 5) em 90% dos aspectos avaliados pelos dois grupos de especialistas. Os avaliadores consideram que a Ergon-EP favorece a integração das características das atividades de trabalho nos cursos técnicos, tornando-os mais alinhados ao mundo do trabalho. Além disso, a maioria concorda que a Abordagem é útil para a concepção de cursos técnicos de qualquer área e para outros tipos de cursos da educação profissional. A observação das situações de trabalho e a coleta de falas dos trabalhadores sobre sua atividade, técnicas consolidadas na Análise da Atividade, são, segundo os avaliadores, pertinentes para a concepção de cursos técnicos. A partir da avaliação realizada com os 25 especialistas, acredita-se que a Ergon-EP pode, como uma ferramenta ergonômica, modificar o olhar sobre o trabalho nas instituições de educação profissional, bem como nos locais de trabalho envolvidos no processo de concepção dos cursos técnicos.<br>Abstract: Vocational Education has grown significantly in Brazil, besides arousing interest in other countries due to its impact on the implementation and support of technical and organizational changes. However, there is a gap between vocational training courses and the world of work. Ergonomics, aiming to transform work, is concerned with the effectiveness of workers' training. Its essential tool, Activity Analysis, can be used in the design of Vocational Education courses in order to approximate the training content and work activity. In this sense, this thesis proposes a methodological approach to assist educators in the conception of technical courses aligned with the real work. To fulfill this goal, 15 teachers were first interviewed to describe the design process of these courses, as well as how they integrate the characteristics of work activities in the projects of technical courses. It was also sought, through a documentary analysis, to identify the characteristics of the work activities that are integrated in these projects. Based on these analyzes and on the literature, the first version of the Ergon-EP Approach was prepared and submitted for evaluation with 25 experts in Vocational Education. The evaluation was positive, obtaining averages above 4 (on a scale of 1 to 5) in 90% of the aspects evaluated by the experts. They consider that Ergon-EP facilitates the integration of the characteristics of work activities in technical courses, making them more aligned with the world of work. In addition, most of them agree that the Approach is useful for designing technical courses in any field and also it is useful to design other types of vocational education courses. The observation of work situations and the collection of workers' statements about their activity, techniques already consolidated in the Activity Analysis, are, according to the experts, relevant to the design of technical courses. From the evaluation of the 25 experts, it is believed that Ergon-EP can, as an ergonomic tool, change the view on work in vocational education institutions, as well as in the workplaces involved in the course design processVergara, Lizandra Garcia LupiUniversidade Federal de Santa CatarinaGruber, Crislaine2020-10-21T21:02:55Z2020-10-21T21:02:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis166 p.| il., grafs., tabs.application/pdf369187https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214255porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:02:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214255Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:02:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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