Qualidade na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biage, Marina de Castro Domingues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107035
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, 2013.
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spelling Qualidade na educação superiorAdministraçãoUniversidades e faculdadesAdministraçãoEnsino superiorBrasilCanadaGestão universitáriaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, 2013.Esta pesquisa objetiva identificar os fatores que impactam na qualidade da educação superior do Brasil e do Canadá, com amparo nos pressupostos da TQM e dos modelos de qualidade para a educação. A pesquisa é classificada metodologicamente como básica, qualitativa e de descritiva. E, ainda do ponto de vista da forma, como quantitativa, a partir da análise dos índices de desempenho das IES, com base nos dados estatísticos fornecidos por órgãos oficiais. Diante do contexto educacional que se instalou no Brasil a partir dos anos noventa, com as políticas de expansão do sistema educacional se faz necessário refletir e investigar os resultados do novo papel deste nível de ensino no que se refere à qualidade da educação ofertada. Assim, com amparo nos pressupostos dos modelos de qualidade específicos para educação e da TQM aplicada à educação superior, analisou-se a relação estabelecida entre os fatores de entrada e saída do processo de educação superior. Conclui-se, a partir da análise descritiva das condições socioeconômica e populacional dos dois países, que os índices apresentados pelo sistema de educação superior brasileiro, de forma geral, não difere dos índices considerados ideais pela OCDE, porém, há que se considerar que os investimentos brasileiros, hoje, tem a função de recuperar e reestruturar um sistema sofrível, enquanto os investimentos canadenses são destinados apenas à manutenção de um sistema estruturado há séculos. Nestas condições, os avanços em investimentos apresentados nos últimos anos no sistema educacional brasileiro, ainda, não surtiram os efeitos almejados sobre a qualidade da educação, um exemplo disso é o baixo percentual de concluintes do ensino superior, relativo ao percentual de investimentos governamentais. Conforme resultados dos modelos de elasticidades estimadas, observou-se que: (i) 1% de incremento no investimento governamental por alunos sobre a totalidade das IES (públicas e privadas) causa, em média, um incremento de 0,48% sobre alunos concluintes; (ii) 1% de aumento de investimentos em IES públicas impacta somente 0,24% de incrementos em números de alunos concluintes e; (iii) 1% de aumento de investimentos governamentais em IES privadas impacta 0,62% % de incrementos em números de alunos concluintes. Verifica-se com estes resultados que o processo de investimentos governamentais na educação superior, de uma maneira geral, ocorre de forma pouco significativa, ou seja, com impactos relativos menores que um. Esperava-se que investimentos sobre os elementos processadores de inputs, como aumentos de professores, funcionários técnico-administrativos, e melhorias de infraestrutura apresentassem um impacto mais elástico, com fatores multiplicadores maiores que um. Assim, a principal conclusão é que políticas públicas devem associar à gestão das instituições de educação superior modelos de qualidade que possam contribuir para que os resultados estatísticos reflitam, verdadeiramente, os avanços no sistema de educação do país e na formação dos alunos <br>This research aims to identify the factors that impact on the quality of higher education in Brazil and Canada, with support in assumptions of TQM and models of quality in education. The research is classified, methodologically, as basic, qualitative and descriptive. And, it is quantitative, even from the point of view of form, based on the analysis of performance indices of higher education, based on statistical data provided by official agencies. Before the educational context that was installed in Brazil since the nineties, with the policies of expansion of the education system is necessary to reflect and to investigate the results of the new role of this level of education as regards the quality of education offered. Thus, with support on the assumptions of quality models specific to education and the TQM applied to higher education, we analyzed the relationship established between the factors of input and output from the process of higher education. It is concluded, from the descriptive analysis of socioeconomic and demographic conditions of the two countries, that the indices presented by the system of higher education Brazilian, in general, does not differ from that of the indices are considered optimal by the OECD, however, we must consider that Brazilian investments, today, has the function to recover and restructure a poorly system, while the investments Canadians are intended only for maintenance of a structured system, built for centuries. In those circumstances, advances in investments presented in recent years in the Brazilian educational system, still have not worked on the desired quality of education, an example is the low percentage of graduates of higher education concerning the percentage of government investment. As results of the models estimated elasticity, we found that: (i) 1% increase in government investment for students on all the IES (public and private) cause, on average, an increase of 0.48% in graduates students (ii) 1% increase in government investment in public IES impacts only 0.24% in numbers of graduates students, and (iii) 1% increase in government investment in private IES impacts 0.62% in numbers of graduates students. That results means that the process of government investments in higher education, in general, is so insignificant, with relative impacts smaller than one. It was expected that investments on the processing elements of inputs, such as increases in teachers, administrative personnel, and infrastructure improvements present a more elastic impact, with multiplication factors greater than one. Thus, the main conclusion is that public policies should associate the management of institutions of higher education quality models that may contribute to statistical results reflect, truly, advances in Brazilian education system.Melo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaBiage, Marina de Castro Domingues2013-12-05T23:02:35Z2013-12-05T23:02:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il., tabs., grafs.application/pdf317814https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107035porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:44:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107035Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:44:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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