VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA, BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230223
Resumo: Em março de 2020, o sistema educacional mundial, assim como diversos setores produtivos tiveram alterações drásticas, em função da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de pandemia da Covid 19. O ensino e a pesquisa na pós-graduação tiveram significativas modificações, inclusive interrupções. Face a estas considerações, este trabalho busca responder: Como o estudante da pós-graduação da UFPR percebeu as mudanças provocadas pela pandemia? O objetivo principal é identificar a percepção do estudante com o ensino remoto. Utilizou-se dados coletados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram analisadas as respostas dos 949 estudantes de pós-graduação da UFPR que preencheram o instrumento e informaram que tiveram aulas remotas durante a pandemia no ano de 2020. Para a análise dos dados foram construídos gráficos utilizando o software R. Mesmo diante de um cenário de falta de planejamento e a necessidade urgente de adoção de medidas para minimizar o impacto da pandemia na educação, verificou-se que, de uma maneira geral, os estudantes da pós-graduação stricto sensu da UFPR tiveram uma percepção positiva com itens avaliados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acredita-se que os estudantes compreenderam os esforços das pessoas envolvidas em continuar prestando os serviços em casa, mesmo diante das dificuldades com acesso à internet, recursos computacionais, e em muitos casos, tendo as relações familiares e sociais afetadas.
id UFSC_53f35f1524e1caed1c650c94006074ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230223
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃOEm março de 2020, o sistema educacional mundial, assim como diversos setores produtivos tiveram alterações drásticas, em função da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de pandemia da Covid 19. O ensino e a pesquisa na pós-graduação tiveram significativas modificações, inclusive interrupções. Face a estas considerações, este trabalho busca responder: Como o estudante da pós-graduação da UFPR percebeu as mudanças provocadas pela pandemia? O objetivo principal é identificar a percepção do estudante com o ensino remoto. Utilizou-se dados coletados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram analisadas as respostas dos 949 estudantes de pós-graduação da UFPR que preencheram o instrumento e informaram que tiveram aulas remotas durante a pandemia no ano de 2020. Para a análise dos dados foram construídos gráficos utilizando o software R. Mesmo diante de um cenário de falta de planejamento e a necessidade urgente de adoção de medidas para minimizar o impacto da pandemia na educação, verificou-se que, de uma maneira geral, os estudantes da pós-graduação stricto sensu da UFPR tiveram uma percepção positiva com itens avaliados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acredita-se que os estudantes compreenderam os esforços das pessoas envolvidas em continuar prestando os serviços em casa, mesmo diante das dificuldades com acesso à internet, recursos computacionais, e em muitos casos, tendo as relações familiares e sociais afetadas.INPEAU/UFSC2021-12-03T15:57:02Z2021-12-03T15:57:02Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230223FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTEQUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRABARCHE, CARMEM KISTEMACHERporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:57:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T15:57:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
title VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
spellingShingle VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE
title_short VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_full VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_fullStr VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_sort VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
author FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE
author_facet FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
author_role author
author2 QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
description Em março de 2020, o sistema educacional mundial, assim como diversos setores produtivos tiveram alterações drásticas, em função da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de pandemia da Covid 19. O ensino e a pesquisa na pós-graduação tiveram significativas modificações, inclusive interrupções. Face a estas considerações, este trabalho busca responder: Como o estudante da pós-graduação da UFPR percebeu as mudanças provocadas pela pandemia? O objetivo principal é identificar a percepção do estudante com o ensino remoto. Utilizou-se dados coletados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram analisadas as respostas dos 949 estudantes de pós-graduação da UFPR que preencheram o instrumento e informaram que tiveram aulas remotas durante a pandemia no ano de 2020. Para a análise dos dados foram construídos gráficos utilizando o software R. Mesmo diante de um cenário de falta de planejamento e a necessidade urgente de adoção de medidas para minimizar o impacto da pandemia na educação, verificou-se que, de uma maneira geral, os estudantes da pós-graduação stricto sensu da UFPR tiveram uma percepção positiva com itens avaliados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acredita-se que os estudantes compreenderam os esforços das pessoas envolvidas em continuar prestando os serviços em casa, mesmo diante das dificuldades com acesso à internet, recursos computacionais, e em muitos casos, tendo as relações familiares e sociais afetadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T15:57:02Z
2021-12-03T15:57:02Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230223
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652132761468928