Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nickel, Daniele Cristine
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_545c110b72109f6ae3ae711a165fbbbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87153
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNickel, Daniele CristineFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-21T15:23:44Z2012-10-21T15:23:44Z20042004221269http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese teve como objetivo principal identificar as relações entre a mudança organizacional do sistema seriado para o modular, a percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes numa Instituição de Ensino Superior particular, localizada na cidade de Curitiba. Esta pesquisa pode ser caracterizada como estudo de caso porque buscou analisar de forma sistematizada a relação existente entre as categorias analíticas em estudo, por intermédio da utilização de diversas fontes de evidência, como aplicação de questionários, realização de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A pesquisa teve como pressuposto a obtenção de dados descritivos sobre as pessoas e os processos interativos da organização. Para a análise dos dados foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo, com a utilização de técnicas estatísticas simples e análise de conteúdo. Os dados analisados permitem inferir que todo processo de mudança organizacional pressupõe um processo de adaptação ao novo, o qual pode desgastar as pessoas gerando o estresse. Este estresse pode ser mais, ou menos intenso, dependendo de como a mudança proposta é visualizada, ou seja, se é encarada como um novo desafio ou como uma ameaça. Para que este processo de adaptação ao novo seja menos desgastante, a aprendizagem desempenha um papel importante, uma vez que ela possibilita a incorporação de novos comportamentos mais adequados aos padrões organizacionais e as situações emergentes, de forma a minimizar o estresse gerado pelo esforço de adaptação. Conclui-se que a aprendizagem tem um papel fundamental no processo de adaptação às mudanças organizacionais. Entretanto, ela também pode ser geradora de estresse, pois para que ela se processe, é necessária uma mudança comportamental e, toda mudança requer um esforço de adaptação, podendo desencadear o estresse.203 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -Corpo docenteDesenvolvimento organizacionalStress (Psicologia)AprendizagemPercepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL221269.pdfapplication/pdf1381231https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/1/221269.pdfe415a27455a88f66a56f325c28408888MD51TEXT221269.pdf.txt221269.pdf.txtExtracted Texttext/plain328175https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/2/221269.pdf.txt56f674f24139c4b2c0a54610c90f3681MD52THUMBNAIL221269.pdf.jpg221269.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/3/221269.pdf.jpgbd7907d4de88abc00955c14afea0df5eMD53123456789/871532013-05-02 17:35:45.351oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:35:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
title Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
spellingShingle Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
Nickel, Daniele Cristine
Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Desenvolvimento organizacional
Stress (Psicologia)
Aprendizagem
title_short Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
title_full Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
title_fullStr Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
title_sort Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
author Nickel, Daniele Cristine
author_facet Nickel, Daniele Cristine
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nickel, Daniele Cristine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Desenvolvimento organizacional
Stress (Psicologia)
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Desenvolvimento organizacional
Stress (Psicologia)
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-21T15:23:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-21T15:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 221269
identifier_str_mv 221269
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f.| il., tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/1/221269.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/2/221269.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/3/221269.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e415a27455a88f66a56f325c28408888
56f674f24139c4b2c0a54610c90f3681
bd7907d4de88abc00955c14afea0df5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805183513231360