Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_545c110b72109f6ae3ae711a165fbbbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87153 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaNickel, Daniele CristineFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-21T15:23:44Z2012-10-21T15:23:44Z20042004221269http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese teve como objetivo principal identificar as relações entre a mudança organizacional do sistema seriado para o modular, a percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes numa Instituição de Ensino Superior particular, localizada na cidade de Curitiba. Esta pesquisa pode ser caracterizada como estudo de caso porque buscou analisar de forma sistematizada a relação existente entre as categorias analíticas em estudo, por intermédio da utilização de diversas fontes de evidência, como aplicação de questionários, realização de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A pesquisa teve como pressuposto a obtenção de dados descritivos sobre as pessoas e os processos interativos da organização. Para a análise dos dados foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo, com a utilização de técnicas estatísticas simples e análise de conteúdo. Os dados analisados permitem inferir que todo processo de mudança organizacional pressupõe um processo de adaptação ao novo, o qual pode desgastar as pessoas gerando o estresse. Este estresse pode ser mais, ou menos intenso, dependendo de como a mudança proposta é visualizada, ou seja, se é encarada como um novo desafio ou como uma ameaça. Para que este processo de adaptação ao novo seja menos desgastante, a aprendizagem desempenha um papel importante, uma vez que ela possibilita a incorporação de novos comportamentos mais adequados aos padrões organizacionais e as situações emergentes, de forma a minimizar o estresse gerado pelo esforço de adaptação. Conclui-se que a aprendizagem tem um papel fundamental no processo de adaptação às mudanças organizacionais. Entretanto, ela também pode ser geradora de estresse, pois para que ela se processe, é necessária uma mudança comportamental e, toda mudança requer um esforço de adaptação, podendo desencadear o estresse.203 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -Corpo docenteDesenvolvimento organizacionalStress (Psicologia)AprendizagemPercepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL221269.pdfapplication/pdf1381231https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/1/221269.pdfe415a27455a88f66a56f325c28408888MD51TEXT221269.pdf.txt221269.pdf.txtExtracted Texttext/plain328175https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/2/221269.pdf.txt56f674f24139c4b2c0a54610c90f3681MD52THUMBNAIL221269.pdf.jpg221269.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/3/221269.pdf.jpgbd7907d4de88abc00955c14afea0df5eMD53123456789/871532013-05-02 17:35:45.351oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:35:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
title |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior Nickel, Daniele Cristine Engenharia de produção Universidades e faculdades - Corpo docente Desenvolvimento organizacional Stress (Psicologia) Aprendizagem |
title_short |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
title_full |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
title_sort |
Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior |
author |
Nickel, Daniele Cristine |
author_facet |
Nickel, Daniele Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nickel, Daniele Cristine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
contributor_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Universidades e faculdades - Corpo docente Desenvolvimento organizacional Stress (Psicologia) Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Universidades e faculdades - Corpo docente Desenvolvimento organizacional Stress (Psicologia) Aprendizagem |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-21T15:23:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-21T15:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
221269 |
identifier_str_mv |
221269 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
203 f.| il., tabs., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/1/221269.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/2/221269.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87153/3/221269.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e415a27455a88f66a56f325c28408888 56f674f24139c4b2c0a54610c90f3681 bd7907d4de88abc00955c14afea0df5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805183513231360 |