Falar de si, falar de nós: performances constituindo feminilidades alternativas nos palcos brasileiros e chilenos durante as ditaduras militares
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94738 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2011 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaJacomel, Gabriel FelipePedro, Joana Maria2012-10-25T15:19:27Z2012-10-25T15:19:27Z20112011289797http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94738Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2011As décadas de ditadura militar no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990) foram palco para intensas mudanças políticas cuja abrangência alcançou a vida de um expressivo número de pessoas. Além da pesada especificidade ditatorial, esses países mencionados também lidavam, à época, com uma lógica dual de sociedade internacional, em que EUA ("capitalista") e URSS ("comunista") continuavam a lutar pela hegemonia global no contexto pós-II Guerra Mundial. Disputa (inter)planetária que, em contrapartida, se tornou cenário para a emergência de uma série de movimentos sociais - organizados no intuito de reivindicar direitos em prol de determinado grupo, resistir perante atrocidades cometidas pelo aparato estatal, propor novas estéticas artísticas, etc. Em meio a essa multiplicidade de grupos e propostas, os movimentos feministas, a partir da segunda metade do século XX, voltaram a se expandir e a se articular de maneira bem estruturada em muitos países, numa nova onda que ficou conhecida como Segunda Onda dos movimentos feministas. Agrupações formadas, em sua grande maioria, por mulheres que passaram a se utilizar das diversas mídias possibilitadas pela sociedade contemporânea, para propagandear as discussões feministas em voga. Dentre essas mídias, o teatro passou a ser uma poderosa ferramenta para o ativismo desses grupos. Esta dissertação consiste no estudo das práticas teatrais feministas em meio às realidades ditatoriais de dois países pertencentes à América Latina: Brasil e Chile - países que, a partir da chamada Segunda Onda dos Feminismos, foram palco para uma intensa transformação do "ser mulher".porFlorianópolis, SCHistóriaFeminismoBrasilChileChileBrasilDitadura e ditadoresBrasilChileFalar de si, falar de nós: performances constituindo feminilidades alternativas nos palcos brasileiros e chilenos durante as ditaduras militaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL289797.pdfapplication/pdf927544https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94738/1/289797.pdf76686aea5fa7b983a7b78d34774864d9MD51TEXT289797.pdf.txt289797.pdf.txtExtracted Texttext/plain355580https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94738/2/289797.pdf.txt2bbd457b46356a7a63db3ff3fa46991bMD52THUMBNAIL289797.pdf.jpg289797.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94738/3/289797.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/947382013-05-05 07:54:40.388oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94738Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:54:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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