Validade convergente do Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) com idade de 15 a 18 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Clarice Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226932
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2021.
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spelling Validade convergente do Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) com idade de 15 a 18 anosReabilitaçãoAtividade físicaAdolescentesQuestionáriosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2021.Introdução: Avaliar o nível de atividade física (AF) em adolescentes é uma estratégia importante para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Para avaliar o nível de AF, existem instrumentos de medida, como o acelerômetro e os questionários, neste caso, em especial o Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA). A utilização de questionários torna a pesquisa menos onerosa e facilita a logistica de aplicação do instrumento. Porém, para utilizar questionários, deve­se avaliar as propriedades de medida. Alguns estudos avaliaram o QAFA, no entanto, todos utilizaram faixas etárias menores. Objetivo: Investigar a validade convergente do Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) com idade de 15 a 18 anos Métodos: Trata­se de um estudo transversal, metodológico, realizado com adolescentes de 15 a 18 anos, matriculados em cinco escolas públicas do município de Araranguá, Santa Catarina. A validade do QAFA foi determinada com base nos dados obtidos pela acelerometria, como metodo de comparação (triaxial wGT3X­BT, ActiGraph®, Pensacola, Florida, EUA). Para análise estatística, foram usados o coeficiente de correlação de Spearman, o Kappa PABAK, o percentual de concordância, e o método de Bland e Altman, . Todas as análises, exceto o Kappa PABAK foram realizadas no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS Version 22.0 for Windows). A análise do Kappa PABAK foi realizada no programa Winpepi versão 11.65. Foi estabelecido nível de significância de 5% para as análises. Resultados: Foram incluídos 95 adolescentes, cuja mediana de idade foi de 16 anos (P25­75 16­17). A correlação entre os dados do QAFA e da acelerometria foi significativa, porém de baixa magnitude (rho=0,301, p=0,003). A distribuição dos adolescentes classificados como ativos ou insuficiente ativos pelo QAFA e o acelerômetro apresentaram concordância leve (Kappa PABAK = 0,22) e o percentual de concordância foi de 61% . No método de Bland Altman, foi obtida uma diferença média de 437,4 minutos/semana entre os métodos com limites de concordância variando de ­1048 a 1923. Conclusão: O QAFA apresentou índices de validade baixos quando comparado a acelerometria nos adolescentes escolares com idade entre 15 a 18 anos avaliados no presente estudo.Abstract: Introduction: Assessing the level of physical activity (PA) in adolescents is an important strategy to reduce the risk of developing chronic diseases. There have been measuring instruments to assess PA, such as the accelerometer and questionnaires, especially the Physical Activity Questionnaire for Adolescents (QAFA). The use of questionnaires makes research less costly and facilitates the logistics of the application of the instrument. However, to use questionnaires, one must evaluate the measurement properties. Some studies evaluated the QAFA; however, all evaluated younger age groups. Objective: To investigate the convergent validity of the Adolescent Physical Activity Questionnaire (QAFA) aged from 15 to 18 years. Methods: This is a cross­sectional, methodological study carried out with adolescents aged 15 to 18 years of five public schools in Araranguá, Santa Catarina. The validity of the QAFA was determined based on the data obtained by accelerometry as a method of comparison (triaxial wGT3X­BT, ActiGraph®, Pensacola, Florida, USA). Spearman's correlation coefficient, Kappa PABAK, the percentage of agreement, and the Bland and Altman method were used for statistical analysis. All analyzes, except Kappa PABAK, were performed using the Statistical Package for the Social Sciences program (SPSS Version 22.0 for Windows). The Kappa PABAK analysis was performed using the Winpepi version 11.65 program. A significance level of 5% was considered for analysis. Results: 95 adolescents were evaluated, whose median age was 16 years (P25­75 16­17). The correlation between the QAFA and accelerometry data was significant but of low magnitude (rho = 0.301, p=0.003). The distribution of adolescents classified as active or insufficiently active by the QAFA and the accelerometer showed slight agreement (Kappa PABAK = 0.22), and the percentage of agreement was 61%. In the Bland Altman method, an average difference of 437.4 minutes/week was obtained between the methods, with limits of agreement ranging from ­1048 to 1923. Conclusion: The QAFA showed low validity indexes compared to accelerometry in school adolescents aged between 15 and 18 years evaluated in the present study.Vieira, Danielle Soares RochaAmaral, Livia Arcêncio doUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio, Clarice Costa2021-08-23T14:05:10Z2021-08-23T14:05:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf372287https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226932porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:05:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226932Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:05:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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