Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Leal
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_552309fa0cbae72107e9529a60054add
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131285
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuraçãoEstratégiaEscola de posicionamentoEscola de configuraçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A estratégia em uma organização se tornou um fator preponderante, uma condição para o crescimento ou sobrevivência da mesma em ambientes complexos e também, como norteadora da aplicação de recursos e coordenação do ambiente interno. Há pluralidade na conceituação de estratégia entre diversos autores, no entanto, há uma grande tendência em caracterizá-la como o conjunto de regras, ações, objetivos e metas, estabelecidos por uma organização para regular a relação entre seu ambiente interno e externo. Haja vista a diversidade de visões diferentes acerca do mesmo objeto de estudo, Mintzberg, Ahlstrand e Lampe propõem sua divisão em dez escolas: do design, de planejamento, de posicionamento, empreendedora, cognitiva, de aprendizado, de poder, cultural, ambiental e de configuração. Duas destas se destacam: a de posicionamento e a de configuração, a primeira por ser uma das escolas mais influentes do pensamento estratégico e a segunda por tentar incluir, de algum modo, as demais em um só modelo. Buscou-se, neste sentido estabelecer uma análise destas duas escolas sob a perspectiva de três fatores - estrutura e organização, visão de mudança e a própria conceituação de estratégia — com o intuito de evidenciar as divergências e o modo como se complementam para auxiliar a compreensão do processo de formulação da estratégia. A pesquisa realizada é de natureza descritiva, tendo a pesquisa bibliográfica como meio de investigação.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Rodrigo Leal2015-03-27T19:17:44Z2015-03-27T19:17:44Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-27T19:17:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131285Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-27T19:17:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
title Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
spellingShingle Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
Silva, Rodrigo Leal
Estratégia
Escola de posicionamento
Escola de configuração
title_short Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
title_full Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
title_fullStr Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
title_full_unstemmed Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
title_sort Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
author Silva, Rodrigo Leal
author_facet Silva, Rodrigo Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretto Neto, Luis
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Escola de posicionamento
Escola de configuração
topic Estratégia
Escola de posicionamento
Escola de configuração
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-27T19:17:44Z
2015-03-27T19:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652210698977280