Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_552309fa0cbae72107e9529a60054add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131285 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuraçãoEstratégiaEscola de posicionamentoEscola de configuraçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A estratégia em uma organização se tornou um fator preponderante, uma condição para o crescimento ou sobrevivência da mesma em ambientes complexos e também, como norteadora da aplicação de recursos e coordenação do ambiente interno. Há pluralidade na conceituação de estratégia entre diversos autores, no entanto, há uma grande tendência em caracterizá-la como o conjunto de regras, ações, objetivos e metas, estabelecidos por uma organização para regular a relação entre seu ambiente interno e externo. Haja vista a diversidade de visões diferentes acerca do mesmo objeto de estudo, Mintzberg, Ahlstrand e Lampe propõem sua divisão em dez escolas: do design, de planejamento, de posicionamento, empreendedora, cognitiva, de aprendizado, de poder, cultural, ambiental e de configuração. Duas destas se destacam: a de posicionamento e a de configuração, a primeira por ser uma das escolas mais influentes do pensamento estratégico e a segunda por tentar incluir, de algum modo, as demais em um só modelo. Buscou-se, neste sentido estabelecer uma análise destas duas escolas sob a perspectiva de três fatores - estrutura e organização, visão de mudança e a própria conceituação de estratégia — com o intuito de evidenciar as divergências e o modo como se complementam para auxiliar a compreensão do processo de formulação da estratégia. A pesquisa realizada é de natureza descritiva, tendo a pesquisa bibliográfica como meio de investigação.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Rodrigo Leal2015-03-27T19:17:44Z2015-03-27T19:17:44Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-27T19:17:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131285Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-27T19:17:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
title |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
spellingShingle |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração Silva, Rodrigo Leal Estratégia Escola de posicionamento Escola de configuração |
title_short |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
title_full |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
title_fullStr |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
title_full_unstemmed |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
title_sort |
Administração estratégica: análise das escolas de posicionamento e de configuração |
author |
Silva, Rodrigo Leal |
author_facet |
Silva, Rodrigo Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretto Neto, Luis Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Escola de posicionamento Escola de configuração |
topic |
Estratégia Escola de posicionamento Escola de configuração |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-27T19:17:44Z 2015-03-27T19:17:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652210698977280 |