Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanes, Kátila Thaiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203417
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_553347494e7c163177e5dbc815353b13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203417
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do CampoRelações sociais de Gênero, Sexualidade, Ensino de Ciências, Educação do Campo.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoAs questões de gênero e sexualidade historicamente localizam-se às margens do currículo oficialmente trabalhado na escola, sendo limitadas a uma discussão unicamente biológica, realizada no âmbito do ensino de ciências. Há na escola a predominância de uma abordagem biológico-higienista, pautada no determinismo biológico e presente nos livros didáticos, principalmente pelas discussões sobre temáticas como promoção da saúde, planejamento familiar, reprodução humana, doenças/infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada na adolescência. Este trabalho, em contrapartida, tem o intuito de trazer uma nova perspectiva para este debate na escola e no ensino de ciências, na medida em que discute as relações sociais de gênero, divisão sexual do trabalho, corpo e diversidade, buscando uma educação sexual em que as educandas e educandos expressem suas dúvidas, reflitam sobre sua sexualidade, e compreendam não apenas o seu corpo biológico, mas também as implicações de seu corpo cultural construído socialmente. Será analisado um projeto realizado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, cujo objetivo principal era o de dialogar, com adolescentes e jovens do Ensino Médio e dos anos finais do fundamental, sobre as temáticas de gênero e sexualidade numa perspectiva educativa, preventiva e emancipadora. O projeto teve impactos positivos na escola.Históricamente, las cuestiones de género y sexualidad, se ubican al margen del currículo oficial trabajado en la escuela, siendo limitadas a una discusión únicamente biológica, realizada en el ámbito de la enseñanza de ciencias naturales. En la escuela, predomina un abordaje biológico-higienista, pautado en el determinismo biológico y presente en los libros didácticos, principalmente por las discusiones sobre temas como promoción de la salud, planificación familiar, reproducción humana, enfermedades / infecciones sexualmente transmisibles y embarazo no planificado en la adolescencia. Este trabajo, en contrapartida, tiene el propósito de traer una nueva perspectiva para este debate en la escuela y en la enseñanza de las ciencias, en la medida en que discute las relaciones sociales de género, división sexual del trabajo, cuerpo y diversidad, buscando una educación sexual en el género que las educandas y los educandos expresen sus dudas, reflexionen sobre su sexualidad, y comprendan no sólo su cuerpo biológico, sino también las implicaciones de su cuerpo cultural construido socialmente. Se analizará un proyecto realizado en el Curso de Licenciatura en Educación del Campo, cuyo objetivo principal era el de dialogar, con adolescentes y jóvenes de la Enseñanza Media y de los años finales de la escuela primaria, sobre los temas de género y sexualidad en una perspectiva educativa, preventiva y emancipadora. El proyecto tuvo impactos positivos en la escuela.Florianópolis, SCCherfem, Carolina OrquizaUniversidade Federal de Santa CatarinaStefanes, Kátila Thaiana2019-12-28T18:58:25Z2019-12-28T18:58:25Z2019-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis115application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203417info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-28T18:58:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-28T18:58:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
title Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
spellingShingle Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
Stefanes, Kátila Thaiana
Relações sociais de Gênero, Sexualidade, Ensino de Ciências, Educação do Campo.
title_short Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
title_full Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
title_fullStr Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
title_full_unstemmed Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
title_sort Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo
author Stefanes, Kátila Thaiana
author_facet Stefanes, Kátila Thaiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cherfem, Carolina Orquiza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanes, Kátila Thaiana
dc.subject.por.fl_str_mv Relações sociais de Gênero, Sexualidade, Ensino de Ciências, Educação do Campo.
topic Relações sociais de Gênero, Sexualidade, Ensino de Ciências, Educação do Campo.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28T18:58:25Z
2019-12-28T18:58:25Z
2019-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203417
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011962368000