Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187872 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
id |
UFSC_59c20786cdbcbd7641eec70ecc72d6c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187872 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologiasEnsinoIntrodução a ProgramaçãoSistema Tutor InteligenteOntologiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.O ensino da lógica de programação, também conhecido como introdução a programação, vem crescendo conforme o interesse dos jovens sobre o assunto. Existem hoje, cursos profissionalizantes na área, como graduação, cursos técnicos, online, à distância etc. Visto que, alunos com perfis diferentes frequentam cursos desta linha, entende-se a importância de estudar e aplicar métodos que possam cercar o ensino e o aluno, de forma a engrandecer o estudo baseando-se nas suas reais necessidades. A ideia central é entender que um aluno com características individuais pode estudar conteúdos distintos de outro aluno que possui outros estilos e formas de aprendizagem. Alunos com facilidade em uma determinada forma de ensinar podem aproveitar o aprendizado, pois sua atenção será maior, assim como absorção do conteúdo ensinado. Para tal, se faz necessário mapear o sujeito aluno com suas diferentes características e necessidades, bem como mapear os estilos de aprendizagem e a técnicas e abordagens de ensino que mais satisfazem suas características.Florianópolis, SCSantos, Elder RizzonUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Giselle2018-07-08T20:10:39Z2018-07-08T20:10:39Z2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis124 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-08T20:10:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-08T20:10:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
title |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
spellingShingle |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias Nascimento, Giselle Ensino Introdução a Programação Sistema Tutor Inteligente Ontologia |
title_short |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
title_full |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
title_fullStr |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
title_full_unstemmed |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
title_sort |
Ensino de programação com o auxílio de sistemas de tutores inteligentes e ontologias |
author |
Nascimento, Giselle |
author_facet |
Nascimento, Giselle |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Elder Rizzon Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Introdução a Programação Sistema Tutor Inteligente Ontologia |
topic |
Ensino Introdução a Programação Sistema Tutor Inteligente Ontologia |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-08T20:10:39Z 2018-07-08T20:10:39Z 2018-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187872 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
124 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652029703225344 |