As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203128 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado está inserida no âmbito da História do Ensino da Matemática. Situa-se num passado recente para compreender como e com que propósito as figuras geométricas apareceram nos livros didáticos de matemática da década de 70, do século XX. Tomou-se esta década por se tratar de um dos momentos em que o ensino secundário de Matemática sofreu várias mudanças devido ao Movimento da Matemática Moderna (MMM). No âmbito desse movimento a geometria teria sido um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto ao conteúdo e aos métodos. Sendo assim, identificaram-se as orientações do MMM, tomando-se como objeto de análise as figuras geométricas. Com base nessas informações, foram analisados quatro documentos normativos de Santa Catarina, referentes à década de análise, observando como as figuras foram apontadas nos conteúdos, nas orientações e nas atividades. Constatou-se que a presença das figuras geométricas, nos documentos normativos catarinenses, estava relacionada com o que era proposto pelo MMM. A partir disto, seis livros didáticos de matemática foram analisa- dos, buscando-se verificar quais as funções das figuras geométri- cas nos conteúdos de geometria. Como resultado desta análise, verificou-se que as figuras geométricas assumiram diversas funções, tais como: função explicativa, ilustrativa, demonstrativa e formativa. Por fim, remarca-se que cada autor do livro didático se apropriou a sua maneira do que propunha o MMM, e essa subjetividade fez emergir diferentes funções para as figuras geométricas nos livros didáticos de matemática. |
id |
UFSC_59d2cde491de8d4857d0c052b12dd5c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203128 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticosEnsino de GeometriaFiguras GeométricasMovimento da Matemática ModernaHistória da Educação MatemáticaLivro DidáticoEsta dissertação de mestrado está inserida no âmbito da História do Ensino da Matemática. Situa-se num passado recente para compreender como e com que propósito as figuras geométricas apareceram nos livros didáticos de matemática da década de 70, do século XX. Tomou-se esta década por se tratar de um dos momentos em que o ensino secundário de Matemática sofreu várias mudanças devido ao Movimento da Matemática Moderna (MMM). No âmbito desse movimento a geometria teria sido um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto ao conteúdo e aos métodos. Sendo assim, identificaram-se as orientações do MMM, tomando-se como objeto de análise as figuras geométricas. Com base nessas informações, foram analisados quatro documentos normativos de Santa Catarina, referentes à década de análise, observando como as figuras foram apontadas nos conteúdos, nas orientações e nas atividades. Constatou-se que a presença das figuras geométricas, nos documentos normativos catarinenses, estava relacionada com o que era proposto pelo MMM. A partir disto, seis livros didáticos de matemática foram analisa- dos, buscando-se verificar quais as funções das figuras geométri- cas nos conteúdos de geometria. Como resultado desta análise, verificou-se que as figuras geométricas assumiram diversas funções, tais como: função explicativa, ilustrativa, demonstrativa e formativa. Por fim, remarca-se que cada autor do livro didático se apropriou a sua maneira do que propunha o MMM, e essa subjetividade fez emergir diferentes funções para as figuras geométricas nos livros didáticos de matemática.2019-12-18T12:53:49Z2019-12-18T12:53:49Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203128Brigo, Jussaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:53:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203128Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:53:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
title |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
spellingShingle |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos Brigo, Jussara Ensino de Geometria Figuras Geométricas Movimento da Matemática Moderna História da Educação Matemática Livro Didático |
title_short |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
title_full |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
title_fullStr |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
title_sort |
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos |
author |
Brigo, Jussara |
author_facet |
Brigo, Jussara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brigo, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geometria Figuras Geométricas Movimento da Matemática Moderna História da Educação Matemática Livro Didático |
topic |
Ensino de Geometria Figuras Geométricas Movimento da Matemática Moderna História da Educação Matemática Livro Didático |
description |
Esta dissertação de mestrado está inserida no âmbito da História do Ensino da Matemática. Situa-se num passado recente para compreender como e com que propósito as figuras geométricas apareceram nos livros didáticos de matemática da década de 70, do século XX. Tomou-se esta década por se tratar de um dos momentos em que o ensino secundário de Matemática sofreu várias mudanças devido ao Movimento da Matemática Moderna (MMM). No âmbito desse movimento a geometria teria sido um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto ao conteúdo e aos métodos. Sendo assim, identificaram-se as orientações do MMM, tomando-se como objeto de análise as figuras geométricas. Com base nessas informações, foram analisados quatro documentos normativos de Santa Catarina, referentes à década de análise, observando como as figuras foram apontadas nos conteúdos, nas orientações e nas atividades. Constatou-se que a presença das figuras geométricas, nos documentos normativos catarinenses, estava relacionada com o que era proposto pelo MMM. A partir disto, seis livros didáticos de matemática foram analisa- dos, buscando-se verificar quais as funções das figuras geométri- cas nos conteúdos de geometria. Como resultado desta análise, verificou-se que as figuras geométricas assumiram diversas funções, tais como: função explicativa, ilustrativa, demonstrativa e formativa. Por fim, remarca-se que cada autor do livro didático se apropriou a sua maneira do que propunha o MMM, e essa subjetividade fez emergir diferentes funções para as figuras geométricas nos livros didáticos de matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2019-12-18T12:53:49Z 2019-12-18T12:53:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203128 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652000886259712 |