A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jefferson dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729
Resumo: Ferreira, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) / Jefferson dos Santos Ferreira – 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em outro idioma: Undergraduation as a constituent element of the mathematics of teaching: an analysis of the arithmetic of pedagogical manuals (1933-1951) 1. Aritmética. 2. Graduação. 3. Cultura escolar. 4. Formação de professores. 5. Manuais pedagógicos. I. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. II. Título.
id UFSC_5abfdefec97adfcfeef2e1ab3bd4591d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233729
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)AritméticaGraduaçãoCultura escolarFormação de professoresManuais pedagógicosFerreira, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) / Jefferson dos Santos Ferreira – 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em outro idioma: Undergraduation as a constituent element of the mathematics of teaching: an analysis of the arithmetic of pedagogical manuals (1933-1951) 1. Aritmética. 2. Graduação. 3. Cultura escolar. 4. Formação de professores. 5. Manuais pedagógicos. I. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. II. Título.Este estudo abordou historicamente os saberes envolvidos na formação de professores que ensinavam matemática. Situou-se numa perspectiva que tomou os saberes no âmbito da cultura escolar. Delimitou como marco temporal o período que estudos históricos da educação denominam Escola Nova, fixando atenção no que ganhou denominação de pedagogia científica. Utilizou como fontes de pesquisa os manuais pedagógicos: Como se ensina a aritmética? de Faria de Vasconcelos (1933); Pedagogia científica: psicologia e direção da aprendizagem, de Miguel Alfredo Aguayo (1936); Práticas escolares: de acordo com o programa de prática do ensino do curso normal e com a orientação do ensino primário, de Antônio D’Ávila (1942) e Metodologia da Matemática: orientação detalhada e sugestões prática acerca de todos os pontos do programa do curso primário, de Irene de Albuquerque (1951), considerados como referências de orientação para o trabalho docente. Orientou-se pela questão: que graduação do ensino foi dada a conhecer em manuais presentes na formação de professores em tempos de pedagogia científica? Graduação do ensino entendida neste trabalho com as diferentes formas e níveis em que o ensino se organiza nessas obras de acordo com as concepções de ensino e aprendizagem de seus autores. Como resultado da pesquisa é defendida a tese de que na cultura escolar em tempos de pedagogia científica produziu-se uma graduação própria do ensino de aritmética. Tal graduação se configura como elemento constituinte da matemática do ensino, conceito que articula as noções de matemática a ensinar e a matemática para ensinar, e que se refere à matemática elaborada tendo em conta a cultura escolar.Valente, Wagner RodriguesFerreira, Jefferson dos Santos2022-04-09T02:22:27Z2022-04-09T02:22:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. 2022.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-09T02:23:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-09T02:23:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
title A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
spellingShingle A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
Ferreira, Jefferson dos Santos
Aritmética
Graduação
Cultura escolar
Formação de professores
Manuais pedagógicos
title_short A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
title_full A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
title_fullStr A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
title_full_unstemmed A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
title_sort A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
author Ferreira, Jefferson dos Santos
author_facet Ferreira, Jefferson dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jefferson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Graduação
Cultura escolar
Formação de professores
Manuais pedagógicos
topic Aritmética
Graduação
Cultura escolar
Formação de professores
Manuais pedagógicos
description Ferreira, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) / Jefferson dos Santos Ferreira – 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em outro idioma: Undergraduation as a constituent element of the mathematics of teaching: an analysis of the arithmetic of pedagogical manuals (1933-1951) 1. Aritmética. 2. Graduação. 3. Cultura escolar. 4. Formação de professores. 5. Manuais pedagógicos. I. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. II. Título.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-09T02:22:27Z
2022-04-09T02:22:27Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. 2022.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729
identifier_str_mv FERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. 2022.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211772719104