A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729 |
Resumo: | Ferreira, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) / Jefferson dos Santos Ferreira – 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em outro idioma: Undergraduation as a constituent element of the mathematics of teaching: an analysis of the arithmetic of pedagogical manuals (1933-1951) 1. Aritmética. 2. Graduação. 3. Cultura escolar. 4. Formação de professores. 5. Manuais pedagógicos. I. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. II. Título. |
id |
UFSC_5abfdefec97adfcfeef2e1ab3bd4591d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233729 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)AritméticaGraduaçãoCultura escolarFormação de professoresManuais pedagógicosFerreira, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) / Jefferson dos Santos Ferreira – 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em outro idioma: Undergraduation as a constituent element of the mathematics of teaching: an analysis of the arithmetic of pedagogical manuals (1933-1951) 1. Aritmética. 2. Graduação. 3. Cultura escolar. 4. Formação de professores. 5. Manuais pedagógicos. I. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. II. Título.Este estudo abordou historicamente os saberes envolvidos na formação de professores que ensinavam matemática. Situou-se numa perspectiva que tomou os saberes no âmbito da cultura escolar. Delimitou como marco temporal o período que estudos históricos da educação denominam Escola Nova, fixando atenção no que ganhou denominação de pedagogia científica. Utilizou como fontes de pesquisa os manuais pedagógicos: Como se ensina a aritmética? de Faria de Vasconcelos (1933); Pedagogia científica: psicologia e direção da aprendizagem, de Miguel Alfredo Aguayo (1936); Práticas escolares: de acordo com o programa de prática do ensino do curso normal e com a orientação do ensino primário, de Antônio D’Ávila (1942) e Metodologia da Matemática: orientação detalhada e sugestões prática acerca de todos os pontos do programa do curso primário, de Irene de Albuquerque (1951), considerados como referências de orientação para o trabalho docente. Orientou-se pela questão: que graduação do ensino foi dada a conhecer em manuais presentes na formação de professores em tempos de pedagogia científica? Graduação do ensino entendida neste trabalho com as diferentes formas e níveis em que o ensino se organiza nessas obras de acordo com as concepções de ensino e aprendizagem de seus autores. Como resultado da pesquisa é defendida a tese de que na cultura escolar em tempos de pedagogia científica produziu-se uma graduação própria do ensino de aritmética. Tal graduação se configura como elemento constituinte da matemática do ensino, conceito que articula as noções de matemática a ensinar e a matemática para ensinar, e que se refere à matemática elaborada tendo em conta a cultura escolar.Valente, Wagner RodriguesFerreira, Jefferson dos Santos2022-04-09T02:22:27Z2022-04-09T02:22:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. 2022.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-09T02:23:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-09T02:23:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
title |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
spellingShingle |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) Ferreira, Jefferson dos Santos Aritmética Graduação Cultura escolar Formação de professores Manuais pedagógicos |
title_short |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
title_full |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
title_fullStr |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
title_full_unstemmed |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
title_sort |
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) |
author |
Ferreira, Jefferson dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Jefferson dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jefferson dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Graduação Cultura escolar Formação de professores Manuais pedagógicos |
topic |
Aritmética Graduação Cultura escolar Formação de professores Manuais pedagógicos |
description |
Ferreira, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) / Jefferson dos Santos Ferreira – 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em outro idioma: Undergraduation as a constituent element of the mathematics of teaching: an analysis of the arithmetic of pedagogical manuals (1933-1951) 1. Aritmética. 2. Graduação. 3. Cultura escolar. 4. Formação de professores. 5. Manuais pedagógicos. I. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. II. Título. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-09T02:22:27Z 2022-04-09T02:22:27Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. 2022. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. 2022. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652211772719104 |