PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trierweiller, Andréa Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Veloso, Gabrielli Ciasca, Canto, Josi Zanette do, Ferreira, Pedro Rocha Salema, Ferreira, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343
Resumo: Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima.
id UFSC_6126099988aad6f8acc4cdd93715bbd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245343
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SCPROMOTING THE INTEGRATION OF TEACHERS AND STUDENTS FROM THE BASIC EDUCATION SCHOOLS OF THE PUBLIC NETWORK TO THE DIGITAL HISTORICAL HERITAGE OF THE MUNICIPALITY OF ARARANGUÁ-SCPatrimônio Histórico Cultural;Acervo Digital;Tecnologias da Informação e Comunicação.Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies.Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima.This article aims to "Apply a model with the teachers and students of basic education schools to select information and dynamic knowledge construction related to the Historical Heritage of Araranguá, from the access to the images of the digital collection, via web application:" Digital Memories of Araranguá ". It is based on the IPHAN methodology of heritage education, among other assumptions, such as the communication of the commitment and preparatory acts of Joule and Bernard (2005). The images are organized in folders, with landscapes, monuments, parties and catastrophes. The students select, mediated by the teachers, the image to be searched to co-produce a text, which contextualizes it, in the search for meaning (no image has subtitles). The application took place in 2017, in 02 schools, with the participation of 06 teachers and 88 students. The model contributed to the construction of the student's knowledge regarding heritage, generating respect and conservation attitudes, reinforcing their cultural identity and self-esteem.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-24T17:27:38Z2023-03-24T17:27:38Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343Trierweiller, Andréa CristinaVeloso, Gabrielli CiascaCanto, Josi Zanette doFerreira, Pedro Rocha SalemaFerreira, Alessandraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T17:27:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245343Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-24T17:27:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
PROMOTING THE INTEGRATION OF TEACHERS AND STUDENTS FROM THE BASIC EDUCATION SCHOOLS OF THE PUBLIC NETWORK TO THE DIGITAL HISTORICAL HERITAGE OF THE MUNICIPALITY OF ARARANGUÁ-SC
title PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
spellingShingle PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
Trierweiller, Andréa Cristina
Patrimônio Histórico Cultural;
Acervo Digital;
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies.
title_short PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
title_full PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
title_fullStr PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
title_full_unstemmed PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
title_sort PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
author Trierweiller, Andréa Cristina
author_facet Trierweiller, Andréa Cristina
Veloso, Gabrielli Ciasca
Canto, Josi Zanette do
Ferreira, Pedro Rocha Salema
Ferreira, Alessandra
author_role author
author2 Veloso, Gabrielli Ciasca
Canto, Josi Zanette do
Ferreira, Pedro Rocha Salema
Ferreira, Alessandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trierweiller, Andréa Cristina
Veloso, Gabrielli Ciasca
Canto, Josi Zanette do
Ferreira, Pedro Rocha Salema
Ferreira, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Histórico Cultural;
Acervo Digital;
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies.
topic Patrimônio Histórico Cultural;
Acervo Digital;
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies.
description Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
2023-03-24T17:27:38Z
2023-03-24T17:27:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652233687957504