A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cristiane Izolete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196357
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_66f8bf3877463beaf1c6f47dbfa79d79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196357
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professoresFormação de professoresEducação EspecialEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo compreender como vem ocorrendo a formação de professores da Educação Infantil para o atendimento pedagógico aos alunos sujeitos da Educação Especial. Para tanto, buscamos por intermédio da literatura, saber como a comunidade acadêmica tem tratado o tema e com isso realizamos um balanço de produções cujo banco de dados foram os sites da SciELO e da ANPEd. Feito isso, percebemos que esse tema foi pouco discutido e que há uma lacuna quando se trata da formação de professores da Educação Infantil para atender pedagogicamente os sujeitos da Educação Especial. Para uma melhor compreensão a respeito de como se configurou a formação de professores em nosso país, foi feito um breve levantamento histórico, no qual recorremos a autores ligados à área da educação de maneira geral e também às áreas específicas da Educação Infantil e da Educação Especial. Autores como Saviani (2009), Triches; Evangelista(2014), Bueno (1999) e Paiva (2006) nos ajudaram a fundamentar a pesquisa e compreender o que estava sendo discutido. O levantamento feito nos indica que ao longo da história a formação de professores é constituída de forma descontínua. Por meio de aplicação de questionário com um grupo de professoras de um centro de Educação Infantil localizado na UFSC, buscamos identificar as suas formações, especificamente aquela relacionada à Educação Especial e tratamos de compreender quais aspectos pedagógicos são discutidos nesta formação e a sua relação com o desenvolvimento das crianças sujeitos da Educação Especial na Educação Infantil. Além disso, analisamos se houveram disciplinas e discussões relacionadas à área e se esses profissionais compreendem que essas disciplinas ou discussões ajudaram/ajudam em sua atuação docente com sujeitos da Educação Especial.Florianópolis, SCMichels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Cristiane Izolete2019-05-29T19:28:03Z2019-05-29T19:28:03Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196357porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T19:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196357Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T19:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
title A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
spellingShingle A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
Duarte, Cristiane Izolete
Formação de professores
Educação Especial
Educação Infantil
title_short A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
title_full A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
title_fullStr A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
title_full_unstemmed A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
title_sort A eduação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores
author Duarte, Cristiane Izolete
author_facet Duarte, Cristiane Izolete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michels, Maria Helena
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cristiane Izolete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Especial
Educação Infantil
topic Formação de professores
Educação Especial
Educação Infantil
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T19:28:03Z
2019-05-29T19:28:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196357
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078793359360