A rede de proteção dos direitos da criança: uma análise do acolhimento institucional a partir dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tizatto, Kamila Barros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198689
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling A rede de proteção dos direitos da criança: uma análise do acolhimento institucional a partir dos sujeitosEducaçãoInfânciaAssistência à maternidade e à infânciaCriançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta dissertação tem por propósito fazer ecoar na academia as narrativas de crianças sobre a rede de proteção à infância e, para isso, compartilha os estudos oriundos de uma investigação desenvolvida em uma unidade de acolhimento institucional para crianças vítimas de violência no município de Blumenau, Santa Catarina. O cerne investigativo da pesquisa consiste em compreender o que as crianças têm a nos dizer sobre suas experiências na rede de proteção à infância, especificamente na medida de acolhimento institucional. O levantamento da produção acadêmica nacional entre os anos de 2012 e 2016 (dissertações de mestrado e teses de doutoramento) evidenciou a carência de pesquisas nesta área na Região Sul do país, confirmando a emergência de novas investigações dentro deste contexto. O desenho metodológico consistiu em uma Pesquisa Qualitativa em Educação, ancorada no método de estudo de caso, de nível exploratório e com amostragem por acessibilidade/conveniência. O processo de construção de dados contou com o período de aproximadamente 170 horas de imersão no campo e lançou mão de recursos como observação participante, diálogo com crianças, registro detalhado das notas de campo e a análise sistemática destas informações. As leituras de diferentes campos disciplinares dentro dos Estudos da Infância contribuíram para reflexões acerca da ética na pesquisa com crianças, da afirmação da infância como categoria geracional e das crianças como atores sociais plurais nos seus modos de agência e, especialmente, contribuiu para a interpretação das narrativas infantis. A tessitura do texto põe em evidência como a ação das crianças interroga os processos e estrutura institucionais e os modos com que constroem e atuam sobre suas experiências neste cenário atravessado por descontinuidades, emergindo a reflexão sobre os contínuos tensionamentos entre o que proposto institucionalmente e o que é vivido pela criança.Abstract : This dissertation aims to echo in the academy the narratives of children about the child protection network and for this, it shares the studies coming from a research developed in an institutional care unit for children victims of violence in the city of Blumenau, Santa Catarina. The research center of research is to understand what children have to say about their experiences in the child protection network, specifically in terms of institutional reception. The survey of the national academic production between the years 2012 and 2016 (master's dissertations and doctoral theses) evidenced the lack of research in this area in the South of the country, confirming the emergence of new investigations within this context. The methodological design consisted of a Qualitative Research in Education, anchored in the method of case study, of exploratory level and with sampling by accessibility / convenience. The process of data construction included the period of approximately 170 hours of immersion in the field and used resources such as participant observation, dialogue with children, detailed recording of field notes and the systematic analysis of this information. The readings of different disciplinary fields within Childhood Studies have contributed to reflections on ethics in research with children, affirmation of childhood as a generational category and children as plural social actors in their modes of agency and especially contributed to the interpretation of children's narratives. The text shows how the children's actions interrogate the institutional processes and structure and the ways in which they construct and act on their experiences in this scenario crossed by discontinuities, emerging the reflection on the continuous tensions between what is proposed institutionally and what is lived by the child.Lima, Patricia de MoraesNazario, RoseliUniversidade Federal de Santa CatarinaTizatto, Kamila Barros2019-07-25T11:58:34Z2019-07-25T11:58:34Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357942https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198689porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:58:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198689Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:58:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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