ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317 |
Resumo: | O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania. |
id |
UFSC_6950ff0bb541f15bd547303c10ec6349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199317 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEMInclusão Socialalfabetização de jovens e adultosinclusãoO presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania.2019-07-26T17:48:12Z2019-07-26T17:48:12Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317REIS, Vanessa Coelho dosGOULART, AmandaBAYESTORFF, Sandra MariaHAAG, Ana BeatrizTARTER, Ana LauraNASCIMENTO, Juliana Albuquerqueporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:48:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199317Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:48:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
title |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM REIS, Vanessa Coelho dos Inclusão Social alfabetização de jovens e adultos inclusão |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM |
author |
REIS, Vanessa Coelho dos |
author_facet |
REIS, Vanessa Coelho dos GOULART, Amanda BAYESTORFF, Sandra Maria HAAG, Ana Beatriz TARTER, Ana Laura NASCIMENTO, Juliana Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
GOULART, Amanda BAYESTORFF, Sandra Maria HAAG, Ana Beatriz TARTER, Ana Laura NASCIMENTO, Juliana Albuquerque |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Vanessa Coelho dos GOULART, Amanda BAYESTORFF, Sandra Maria HAAG, Ana Beatriz TARTER, Ana Laura NASCIMENTO, Juliana Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Social alfabetização de jovens e adultos inclusão |
topic |
Inclusão Social alfabetização de jovens e adultos inclusão |
description |
O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T17:48:12Z 2019-07-26T17:48:12Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652201757769728 |