ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Vanessa Coelho dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOULART, Amanda, BAYESTORFF, Sandra Maria, HAAG, Ana Beatriz, TARTER, Ana Laura, NASCIMENTO, Juliana Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317
Resumo: O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania.
id UFSC_6950ff0bb541f15bd547303c10ec6349
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199317
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEMInclusão Socialalfabetização de jovens e adultosinclusãoO presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania.2019-07-26T17:48:12Z2019-07-26T17:48:12Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317REIS, Vanessa Coelho dosGOULART, AmandaBAYESTORFF, Sandra MariaHAAG, Ana BeatrizTARTER, Ana LauraNASCIMENTO, Juliana Albuquerqueporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:48:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199317Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:48:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
title ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
REIS, Vanessa Coelho dos
Inclusão Social
alfabetização de jovens e adultos
inclusão
title_short ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
title_full ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
title_sort ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
author REIS, Vanessa Coelho dos
author_facet REIS, Vanessa Coelho dos
GOULART, Amanda
BAYESTORFF, Sandra Maria
HAAG, Ana Beatriz
TARTER, Ana Laura
NASCIMENTO, Juliana Albuquerque
author_role author
author2 GOULART, Amanda
BAYESTORFF, Sandra Maria
HAAG, Ana Beatriz
TARTER, Ana Laura
NASCIMENTO, Juliana Albuquerque
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Vanessa Coelho dos
GOULART, Amanda
BAYESTORFF, Sandra Maria
HAAG, Ana Beatriz
TARTER, Ana Laura
NASCIMENTO, Juliana Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Social
alfabetização de jovens e adultos
inclusão
topic Inclusão Social
alfabetização de jovens e adultos
inclusão
description O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T17:48:12Z
2019-07-26T17:48:12Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652201757769728