A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Vanessa da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88821
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacionalEducaçãoMulheres nas profissOesAspectos sociaisAspectos economicosJoinvile (SC)NegrasJoinvile (SC)Mercado de trabalho -Efeito da educacaoEscolaridadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho visa analisar as trajetórias e estratégias de inserção ocupacional de mulheres negras que atuam em centros de educação infantil da rede pública de Joinville e em setores da área da saúde, identificando fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que influenciam na inserção. A intenção é diagnosticar aspectos preponderantes na inserção em determinadas ocupações da saúde e da educação, articulando questões referentes à gênero, raça, emprego e escolarização, em uma cidade que cultiva tradições germânicas. O trabalho envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de cunho qualitativo. Na análise das trajetórias e estratégias de inserção ocupacional, estabelecemos como categorias de análise, além da própria inserção ocupacional/emprego, questões referentes à raça/etnia, gênero e escolarização. Quanto às estratégias, observamos que o concurso público, o aumento da escolaridade e a inserção na área da saúde e da educação, são elementos centrais. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com sete mulheres negras que atuam em centros de educação infantil do município de Joinville, postos municipais de saúde e uma maternidade estadual. Tanto os centros de educação infantil, quanto os postos de saúde localizam-se em bairros de periferia (Floresta, Itaum, Profipo), com exceção da maternidade, cujo bairro (Bucarein) é próximo ao centro da cidade. Desta forma, pudemos observar que praticamente todas as entrevistadas são de origem pobre, com dificuldades de prosseguirem com sua escolarização por conta de questões econômicas e sociais o que as leva muitas vezes a inserirem-se em cursos de graduação de pouca qualidade, mas com mensalidades mais acessíveis. Das mulheres que não são concursadas, todas anseiam pela oportunidade de ingressar no serviço público via concurso, vendo neste a esperança de estabilidade no emprego. A pesquisa evidenciou que a inserção na educação e na saúde necessariamente não se dá por opção e sim como uma forma de fugir do serviço doméstico e do serviço fabril, além de indicar que todas em algum momento de suas trajetórias foram vítimas de discriminação racialFlorianópolis, SCVendramini, Celia ReginaSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Vanessa da2012-10-22T14:02:16Z2012-10-22T14:02:16Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[150] f.| tabs.application/pdf228723http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88821porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T12:11:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88821Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T12:11:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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