Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Ary
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_705d2e194860b2107093366c92758c59
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102714
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa CatarinaEngenharia de produçãoEnsino superiorSanta CatarinaAprendizagemCoordenadores de cursosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO objetivo do presente estudo é apresentar estratégias de aprendizagem para Coordenadores de Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, a partir das percepções dos pesquisados e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. São desenvolvidos e estruturados os subsídios teóricos contextualizados na visão do ambiente externo, buscando a forma de organizar a universidade como uma organização complexa para facilitar o entendimento dela como organização aprendente, ou seja, não basta o curso ter capital humano, é preciso que este capital humano esteja em processo contínuo de aprendizagem e reaprendizagem para a instituição ter mais facilidade em buscar diferenciais competitivos junto ao meio. A busca da qualidade e relevância científica, política e administrativa dos serviços prestados pelo Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina passa pela implementação de diferentes estratégias de aprendizagem, como por exemplo: a) melhorar a estrutura de trabalho; b) implantar horários flexíveis; c) realizar cursos de capacitação específicos; d) conceder mais autonomia para os Coordenadores; e) estabelecer objetivos claros; f) formar equipes de trabalho para propor inovações por áreas de conhecimento; g) estabelecer reuniões colegiadas com todas as coordenações e chefias de área; h) estabelecer políticas claras de gestão; i) implantar o sistema de inteligência competitiva. Além destas e de outras estratégias sugeridas pelos pesquisados, outras foram identificadas a partir dos fundamentos teóricos e práticos, como por exemplo: a) aprendizagem autodirecionada; b) aprendizagem baseada na mudança da consciência; c) aprendizagem por interação social; d) aprendizagem por reflexão; e) aprendizagem por experiência f) aprendizagem com a cultura. As estratégias mencionadas demonstram que o processo educativo e formativo deve estar voltado para a aprendizagem contínua dos Coordenadores e de todos os segmentos envolvidos neste processo, para que a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina possa assumir um compromisso de transformação social e construção de um conhecimento particular contextualizado dentro do que acontece na comunidade.Florianópolis, SCSantana, Edvaldo Alves deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira Filho, Ary2013-07-16T01:43:21Z2013-07-16T01:43:21Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis181 f.| il., grafs.application/pdf221888http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:43:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:43:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
spellingShingle Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Oliveira Filho, Ary
Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Aprendizagem
Coordenadores de cursos
title_short Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_full Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_fullStr Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_sort Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
author Oliveira Filho, Ary
author_facet Oliveira Filho, Ary
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Edvaldo Alves de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Ary
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Aprendizagem
Coordenadores de cursos
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Aprendizagem
Coordenadores de cursos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:43:21Z
2013-07-16T01:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 221888
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714
identifier_str_mv 221888
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651978894475264