Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_705d2e194860b2107093366c92758c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102714 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa CatarinaEngenharia de produçãoEnsino superiorSanta CatarinaAprendizagemCoordenadores de cursosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO objetivo do presente estudo é apresentar estratégias de aprendizagem para Coordenadores de Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, a partir das percepções dos pesquisados e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. São desenvolvidos e estruturados os subsídios teóricos contextualizados na visão do ambiente externo, buscando a forma de organizar a universidade como uma organização complexa para facilitar o entendimento dela como organização aprendente, ou seja, não basta o curso ter capital humano, é preciso que este capital humano esteja em processo contínuo de aprendizagem e reaprendizagem para a instituição ter mais facilidade em buscar diferenciais competitivos junto ao meio. A busca da qualidade e relevância científica, política e administrativa dos serviços prestados pelo Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina passa pela implementação de diferentes estratégias de aprendizagem, como por exemplo: a) melhorar a estrutura de trabalho; b) implantar horários flexíveis; c) realizar cursos de capacitação específicos; d) conceder mais autonomia para os Coordenadores; e) estabelecer objetivos claros; f) formar equipes de trabalho para propor inovações por áreas de conhecimento; g) estabelecer reuniões colegiadas com todas as coordenações e chefias de área; h) estabelecer políticas claras de gestão; i) implantar o sistema de inteligência competitiva. Além destas e de outras estratégias sugeridas pelos pesquisados, outras foram identificadas a partir dos fundamentos teóricos e práticos, como por exemplo: a) aprendizagem autodirecionada; b) aprendizagem baseada na mudança da consciência; c) aprendizagem por interação social; d) aprendizagem por reflexão; e) aprendizagem por experiência f) aprendizagem com a cultura. As estratégias mencionadas demonstram que o processo educativo e formativo deve estar voltado para a aprendizagem contínua dos Coordenadores e de todos os segmentos envolvidos neste processo, para que a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina possa assumir um compromisso de transformação social e construção de um conhecimento particular contextualizado dentro do que acontece na comunidade.Florianópolis, SCSantana, Edvaldo Alves deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira Filho, Ary2013-07-16T01:43:21Z2013-07-16T01:43:21Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis181 f.| il., grafs.application/pdf221888http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:43:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:43:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina Oliveira Filho, Ary Engenharia de produção Ensino superior Santa Catarina Aprendizagem Coordenadores de cursos |
title_short |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_full |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
author |
Oliveira Filho, Ary |
author_facet |
Oliveira Filho, Ary |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Edvaldo Alves de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Ary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino superior Santa Catarina Aprendizagem Coordenadores de cursos |
topic |
Engenharia de produção Ensino superior Santa Catarina Aprendizagem Coordenadores de cursos |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T01:43:21Z 2013-07-16T01:43:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
221888 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714 |
identifier_str_mv |
221888 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
181 f.| il., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651978894475264 |