AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ATAQUES AO TRABALHO E A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240674 |
Resumo: | O presente texto foi elaborado a partir das reflexões e discussões entabuladas pelas autoras, com o objetivo de analisar a relação entre as políticas educacionais e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNs) no contexto do modo de produção capitalista e seus possíveis impactos para a formação e trabalho dos trabalhadores e das trabalhadoras da Educação Física. Os pressupostos teórico-metodológicos têm como base o materialismo histórico dialético, fazendo uso da pesquisa documental, à luz dos elementos conjunturais, legislativos e atos normativos que constituem o conjunto de regulações, no intuito de tecer um quadro analítico acerca do tema. Os resultados revelam o retrocesso nas políticas educacionais no campo da Educação e Educação Física, com destaque para o rebaixamento intelectual, fragmentação do conhecimento, conformação docente, influências mercadológicas, reacionárias, conservadoras e precarizadas do Sistema CONFEF/CREFs. As resistências constituídas por meio do Fórum das Licenciaturas Ampliadas (FORLIA), Movimento Nacional contra a regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR) e Comitê Nacional Contra as Atuais DCNs da Educação Física, reafirmam a defesa radical da formação unificada em Educação Física, com ampla e crítica formação teórica, com sólida referência teórico-metodológica, a luta pelo direito ao trabalho ao conjunto da classe trabalhadora seja permanente a todos e a todas da Educação Física. |
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AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ATAQUES AO TRABALHO E A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO FÍSICAFormação de ProfessoresPolíticas EducacionaisDiretrizes Curriculares Nacionais em Educação FísicaMundo do TrabalhoResistênciasO presente texto foi elaborado a partir das reflexões e discussões entabuladas pelas autoras, com o objetivo de analisar a relação entre as políticas educacionais e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNs) no contexto do modo de produção capitalista e seus possíveis impactos para a formação e trabalho dos trabalhadores e das trabalhadoras da Educação Física. Os pressupostos teórico-metodológicos têm como base o materialismo histórico dialético, fazendo uso da pesquisa documental, à luz dos elementos conjunturais, legislativos e atos normativos que constituem o conjunto de regulações, no intuito de tecer um quadro analítico acerca do tema. Os resultados revelam o retrocesso nas políticas educacionais no campo da Educação e Educação Física, com destaque para o rebaixamento intelectual, fragmentação do conhecimento, conformação docente, influências mercadológicas, reacionárias, conservadoras e precarizadas do Sistema CONFEF/CREFs. As resistências constituídas por meio do Fórum das Licenciaturas Ampliadas (FORLIA), Movimento Nacional contra a regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR) e Comitê Nacional Contra as Atuais DCNs da Educação Física, reafirmam a defesa radical da formação unificada em Educação Física, com ampla e crítica formação teórica, com sólida referência teórico-metodológica, a luta pelo direito ao trabalho ao conjunto da classe trabalhadora seja permanente a todos e a todas da Educação Física.2022-10-14T12:42:07Z2022-10-14T12:42:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240674Costa, Maria da Conceição dos SantosHack, CássiaLuz, Sidneia Floresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T12:42:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-14T12:42:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O presente texto foi elaborado a partir das reflexões e discussões entabuladas pelas autoras, com o objetivo de analisar a relação entre as políticas educacionais e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNs) no contexto do modo de produção capitalista e seus possíveis impactos para a formação e trabalho dos trabalhadores e das trabalhadoras da Educação Física. Os pressupostos teórico-metodológicos têm como base o materialismo histórico dialético, fazendo uso da pesquisa documental, à luz dos elementos conjunturais, legislativos e atos normativos que constituem o conjunto de regulações, no intuito de tecer um quadro analítico acerca do tema. Os resultados revelam o retrocesso nas políticas educacionais no campo da Educação e Educação Física, com destaque para o rebaixamento intelectual, fragmentação do conhecimento, conformação docente, influências mercadológicas, reacionárias, conservadoras e precarizadas do Sistema CONFEF/CREFs. As resistências constituídas por meio do Fórum das Licenciaturas Ampliadas (FORLIA), Movimento Nacional contra a regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR) e Comitê Nacional Contra as Atuais DCNs da Educação Física, reafirmam a defesa radical da formação unificada em Educação Física, com ampla e crítica formação teórica, com sólida referência teórico-metodológica, a luta pelo direito ao trabalho ao conjunto da classe trabalhadora seja permanente a todos e a todas da Educação Física. |
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