Rotinas familiares: um estudo com famílias de crianças participantes de um programa de suplementação alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Camila Stefanes Goulart
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106599
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem
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spelling Rotinas familiares: um estudo com famílias de crianças participantes de um programa de suplementação alimentarEnfermagemEnfermagem familiarCrianças -NutriçãoDisturbios da nutricao nas criancasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em EnfermagemOs fatores condicionantes da desnutrição infantil permeiam, além do contexto social amplo, o ambiente familiar onde a relação entre a estrutura física e a organização diária dos membros afeta, de forma positiva ou negativa, a saúde da criança e da família. Em função disso, desenvolveu-se um estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa, com quatro famílias de crianças participantes de um programa de suplementação alimentar, num bairro do município de Florianópolis/SC. O objetivo foi de conhecer, na perspectiva do referencial teórico de Rotinas Familiares, as rotinas das famílias com crianças desnutridas ou em risco nutricional. A investigação ocorreu através da observação direta em campo e de entrevistas gravadas com a mãe ou outro membro responsável pelos cuidados da criança, no domicílio dos sujeitos, estendendo-se à Unidade de Saúde e ao Centro Comunitário Local, no período de outubro de 2006 a agosto de 2007. Procedeu-se a categorização dos dados de cada família apoiada no método de análise de conteúdo de Bardin, seguida de uma análise comparativa à luz do referencial teórico. Como resultados emergiram as seguintes categorias: #Os breves encontros no ambiente familiar#; #As dificuldades enfrentadas#; #Ela desnutriu, e agora?#; #Assim é nosso dia#; #Tem vezes que falta comida#; #Depois que a casa incendiou ficou tudo mais difícil#; #Outras limitações diárias#; #As rotinas e as instituições; #Antes eu era a Tina, agora sou a mãe#; #Instituindo uma rotina alimentar#; #O programa norteia o cuidado da criança; #Simplesmente eu tô sozinha nisso aí#; #A rotinas da família e as instituições: a culpa é um pouco nossa e um pouco deles#. Desta análise, observaram-se famílias heterogêneas, cada qual com rotinas específicas que se modificam constantemente para o atendimento das necessidades básicas dos membros frente aos eventos esperados e inesperados no ambiente familiar e às condições econômicas. Algumas dessas rotinas promovem a coesão do núcleo e auxiliam no cuidado das crianças desnutridas ou em risco nutricional e são desenvolvidas também pelos pais, avós e outros membros da rede de parentesco. Os sujeitos dependem, em maior ou menor grau, da rede de suporte social e dos recursos oferecidos pelo programa de suplementação alimentar para a continuidade da vida familiar; e buscam constantemente a estabilidade emocional ou financeira para dentro do núcleo. Conclui-se que esses resultados têm relevância para a equipe de saúde, pois apontam caminhos que podem ser percorridos para a construção de intervenções mais efetivas no cenário da atenção primária, tanto na prática preventiva como na restauração do estado de saúde dos indivíduos e das coletividades. The conditioning factors of infantile malnutrition remain, beyond the broad social context, the familiar environment where the relationship between the physical structure and the daily organization of its members affects either positively or negatively the children#s health and that of the family. This multiple case study was developed in function of this situation, using a qualitative approach among four families with children participants in a nutritional supplement program in a neighborhood of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. The objective of this study was to better understand routines of families with undernourished or nutritionally at-risk children, according to the Family Routine theoretical perspective. The investigation occurred through direct field observation and interviews with the mother or other family member responsible for caring for the child recorded in the subjects# respective homes and later in the local Public Health Care Center and Local Community Center from October of 2006 to August, 2007. We proceeded with the categorization of each family#s data, supported by Bardin#s content analysis method, followed by comparative analysis within the scrutiny of the theoretical reference. The following categories emerged as results: #The brief meetings in the family environment#; #The challenges faced#; #The child is undernourished, what now?#; #Our days are like this#; #Other daily limitations#; #Routines and institutions#; #Before I was Tina, now I#m a mother#; #Instituting a feeding schedule#; #The program directs care for the child#; #I#m simply alone in this#; #Family routines and institutions: it#s a little our fault and a little theirs#. From such analysis, we observed that heterogeneous families, each with their own specific constantly modifying routines for attending the basic needs of family members before expected and unexpected events in the family environment and economic conditions. Some of these routines promote cohesion of the nucleus and aid in caring for undernourished or nutritionally at-risk children and are developed as well by the parents, grandparents, and other family members in the parenting network. The subjects depend in greater or lesser degrees upon the social support network and on the resources offered by the nutritional supplement program in order to continue with family life. They constantly seek emotional or financial stability within the nucleus. We conclude that these results are relevant to the health care team, for they point out paths which can be taken in order to construct more effective interventions in the primary care scenario, as much in preventative practice as in the restoration of individuals# and collective health.Florianópolis, SCBoehs, Astrid EggertUniversidade Federal de Santa CatarinaJorge, Camila Stefanes Goulart2013-12-05T21:40:27Z2013-12-05T21:40:27Z20007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 f.| il.application/pdf247148https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106599porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:40:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:40:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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