Os dispositivos da capoeira: entre o cuidado de si e os discursos do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kátia Linhaus de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216543
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.
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Trata-se de pensar uma relação complexa entre o governo de si mesmo (o cuidado de si) e a governamentalização neoliberal, seguindo as discussões de Michel Foucault. Defendo que esse jogo discursivo materializa, em suas memórias e em seus discursos, por um lado, as narrativas de luta, de práticas culturais e de práticas de liberdade e, por outro, dispositivos que objetivam organizar e normatizar a prática da capoeira, tal como projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado, as ações do sistema CREF/CONFEF, bem como o movimento de salvaguarda da capoeira coordenado pelo Iphan. Para defender a hipótese desse jogo, o trabalho se organizou em três etapas: análise bibliográfica, análise de documentos e entrevistas abertas com mestres de capoeira dos municípios de Blumenau e Florianópolis. O objetivo foi refletir sobre o cenário do qual a capoeira e seus praticantes fazem parte, para, em conjunto, auxiliar na problematização de como se dá a constituição desse sujeito capoeirista e no entrelaçamento dos discursos sobre a capoeira e suas formas de resistência e invenção. De caráter qualitativo, a pesquisa está amparada na arqueogenealogia foucaultiana, passando por um breve levantamento sobre a história da capoeira e, além disso, traz à tona algumas leituras acerca do nacionalismo e do racismo a partir de um recorte dos estudos decoloniais. As entrevistas com os mestres mobilizaram a análise de quatro principais enunciados: da esportivização, da patrimonialização, da cultura oral versus cultura escrita e, por fim, da ancestralidade e resistência. A partir da análise de documentos e das entrevistas, pode-se concluir que ainda que esporte, cuidado de si e cultura façam parte do jogo que ora descrevo, seja por práticas, seja por discursos, a capoeira acaba por se realizar nos interstícios e na modalidade de uma produção que solicita o corpo e a liberdade materializados nas falas dos mestres.Abstract: This study seeks to investigate the discourses about capoeira in southern Brazil, constituted in the modality of an agonistic and ambiguous game upon sportivization utterances and utterances from the order of self-care. Therefore, this research departs from document analysis and a series of five interviews, conducted with capoeirista masters who work in Santa Catarina. It is a question of thinking about a complex relationship between self-government (self-care) and neoliberal governmentalization, according to Michel Foucault's discussions. I argue that this discursive game materializes in the capoeira masters? memories and speeches, on the one hand, the narratives of struggle, cultural practices and freedom practices, and, on the other hand, devices that aim to organize and standardize capoeira practice, such as the bills that have been under evaluation in chambers of deputies and Senate, the actions of the CREF / CONFEF system, as well as the capoeira safeguard movement coordinated by Iphan. To defend the hypothesis of this game, this study has been organized in three stages: bibliographic analysis, document analysis and open interviews with capoeira masters from Blumenau and Florianópolis, whose objective was to reflect on the scenario in which capoeira and its practitioners are part of, to jointly assist in the problematization of how this capoeirista subject is constituted and in the intertwining of discourses about capoeira and its forms of resistance and invention. Anchored in the assumptions of qualitative research, this study is supported by foucauldian archeogenealogy, going through a brief survey about capoeira history; in addition, it brings to light some readings about nationalism and racism, withing the frame of decolonial studies. The interviews with capoeirista masters have mobilized the analysis of four main utterances: sportivization, patrimonialization, oral culture versus written culture and, finally, ancestry and resistance. From the analysis of documents and interviews, one can come to the conclusion that although sport, self-care and culture are part of the game as I describe in this research, either through practices or discourses, capoeira ends up producing itself in the interstices and in the modality of a production that requires body and freedom, as materialized in the masters? speeches.Butturi Junior, AtílioUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Kátia Linhaus de2020-10-21T21:31:07Z2020-10-21T21:31:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 p.| il., gráfs.application/pdfvideo/mp4video/mp4video/mp4video/mp4video/mp4370034https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216543porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-06T14:27:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-11-06T14:27:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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