INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERRA, CLARA VALENTE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669
Resumo: O trabalho analisa como os estudantes de Administração oriundos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os que ingressaram no curso de progressão linear (CPL) tradicional, os docentes e os gestores apropriam-se da interdisciplinaridade e como estas visões afetam a Escola de Administração da UFBA. Fez-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se levantamentos históricos através da análise documental de documentos oficiais. Fizeram-se entrevistas com dois gestores e cinco discentes advindos dos BI. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo categorial temática. Aplicaram-se questionários com os docentes e discentes ingressos do CPL. O principal resultado foi a verificação de avanços no tocante às práticas interdisciplinares na unidade de ensino estudada, porém condicionadas às iniciativas individuais de docentes. Concluiu-se que são necessárias mais iniciativas em prol desse movimento, desde uma demanda dos discentes, até a melhor organização acadêmica e a incorporação do tema pela coordenação e colegiado do curso. Há uma limitação ao engajamento dos atores como um todo e tal contexto pode vir a ser estudado em estudos futuros.
id UFSC_74b19e127e5fd1592315c2820e329519
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBAO trabalho analisa como os estudantes de Administração oriundos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os que ingressaram no curso de progressão linear (CPL) tradicional, os docentes e os gestores apropriam-se da interdisciplinaridade e como estas visões afetam a Escola de Administração da UFBA. Fez-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se levantamentos históricos através da análise documental de documentos oficiais. Fizeram-se entrevistas com dois gestores e cinco discentes advindos dos BI. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo categorial temática. Aplicaram-se questionários com os docentes e discentes ingressos do CPL. O principal resultado foi a verificação de avanços no tocante às práticas interdisciplinares na unidade de ensino estudada, porém condicionadas às iniciativas individuais de docentes. Concluiu-se que são necessárias mais iniciativas em prol desse movimento, desde uma demanda dos discentes, até a melhor organização acadêmica e a incorporação do tema pela coordenação e colegiado do curso. Há uma limitação ao engajamento dos atores como um todo e tal contexto pode vir a ser estudado em estudos futuros.INPEAU/UFSC2018-10-18T21:20:07Z2018-10-18T21:20:07Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669SERRA, CLARA VALENTEALMEIDA, DENISE RIBEIRO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T21:20:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T21:20:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
title INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
SERRA, CLARA VALENTE
title_short INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
title_full INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
author SERRA, CLARA VALENTE
author_facet SERRA, CLARA VALENTE
ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE
author_role author
author2 ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SERRA, CLARA VALENTE
ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE
description O trabalho analisa como os estudantes de Administração oriundos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os que ingressaram no curso de progressão linear (CPL) tradicional, os docentes e os gestores apropriam-se da interdisciplinaridade e como estas visões afetam a Escola de Administração da UFBA. Fez-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se levantamentos históricos através da análise documental de documentos oficiais. Fizeram-se entrevistas com dois gestores e cinco discentes advindos dos BI. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo categorial temática. Aplicaram-se questionários com os docentes e discentes ingressos do CPL. O principal resultado foi a verificação de avanços no tocante às práticas interdisciplinares na unidade de ensino estudada, porém condicionadas às iniciativas individuais de docentes. Concluiu-se que são necessárias mais iniciativas em prol desse movimento, desde uma demanda dos discentes, até a melhor organização acadêmica e a incorporação do tema pela coordenação e colegiado do curso. Há uma limitação ao engajamento dos atores como um todo e tal contexto pode vir a ser estudado em estudos futuros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T21:20:07Z
2018-10-18T21:20:07Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652037114560512