INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669 |
Resumo: | O trabalho analisa como os estudantes de Administração oriundos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os que ingressaram no curso de progressão linear (CPL) tradicional, os docentes e os gestores apropriam-se da interdisciplinaridade e como estas visões afetam a Escola de Administração da UFBA. Fez-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se levantamentos históricos através da análise documental de documentos oficiais. Fizeram-se entrevistas com dois gestores e cinco discentes advindos dos BI. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo categorial temática. Aplicaram-se questionários com os docentes e discentes ingressos do CPL. O principal resultado foi a verificação de avanços no tocante às práticas interdisciplinares na unidade de ensino estudada, porém condicionadas às iniciativas individuais de docentes. Concluiu-se que são necessárias mais iniciativas em prol desse movimento, desde uma demanda dos discentes, até a melhor organização acadêmica e a incorporação do tema pela coordenação e colegiado do curso. Há uma limitação ao engajamento dos atores como um todo e tal contexto pode vir a ser estudado em estudos futuros. |
id |
UFSC_74b19e127e5fd1592315c2820e329519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190669 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBAO trabalho analisa como os estudantes de Administração oriundos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os que ingressaram no curso de progressão linear (CPL) tradicional, os docentes e os gestores apropriam-se da interdisciplinaridade e como estas visões afetam a Escola de Administração da UFBA. Fez-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se levantamentos históricos através da análise documental de documentos oficiais. Fizeram-se entrevistas com dois gestores e cinco discentes advindos dos BI. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo categorial temática. Aplicaram-se questionários com os docentes e discentes ingressos do CPL. O principal resultado foi a verificação de avanços no tocante às práticas interdisciplinares na unidade de ensino estudada, porém condicionadas às iniciativas individuais de docentes. Concluiu-se que são necessárias mais iniciativas em prol desse movimento, desde uma demanda dos discentes, até a melhor organização acadêmica e a incorporação do tema pela coordenação e colegiado do curso. Há uma limitação ao engajamento dos atores como um todo e tal contexto pode vir a ser estudado em estudos futuros.INPEAU/UFSC2018-10-18T21:20:07Z2018-10-18T21:20:07Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669SERRA, CLARA VALENTEALMEIDA, DENISE RIBEIRO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T21:20:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T21:20:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA SERRA, CLARA VALENTE |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DOS DIFERENTES ATORES DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA |
author |
SERRA, CLARA VALENTE |
author_facet |
SERRA, CLARA VALENTE ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SERRA, CLARA VALENTE ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE |
description |
O trabalho analisa como os estudantes de Administração oriundos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os que ingressaram no curso de progressão linear (CPL) tradicional, os docentes e os gestores apropriam-se da interdisciplinaridade e como estas visões afetam a Escola de Administração da UFBA. Fez-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se levantamentos históricos através da análise documental de documentos oficiais. Fizeram-se entrevistas com dois gestores e cinco discentes advindos dos BI. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo categorial temática. Aplicaram-se questionários com os docentes e discentes ingressos do CPL. O principal resultado foi a verificação de avanços no tocante às práticas interdisciplinares na unidade de ensino estudada, porém condicionadas às iniciativas individuais de docentes. Concluiu-se que são necessárias mais iniciativas em prol desse movimento, desde uma demanda dos discentes, até a melhor organização acadêmica e a incorporação do tema pela coordenação e colegiado do curso. Há uma limitação ao engajamento dos atores como um todo e tal contexto pode vir a ser estudado em estudos futuros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-18T21:20:07Z 2018-10-18T21:20:07Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652037114560512 |