Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wruck, Dianne Françoise
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87029
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2004.
id UFSC_771223234c2a973bbae834d91bd262d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87029
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogoPsicologiaEstudo e ensino (Superior)PsicologiaCurriculosPsicologosFormaçãoEticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2004.A atuação de profissionais de nível superior é composta por comportamentos característicos de diferentes dimensões, tais como as política, social, técnica e, em especial, a dimensão ética do exercício profissional. Para que seja evidenciado qual é o profissional de Psicologia que está sendo formado é necessário caracterizar os comportamentos pertinentes a essas dimensões. Assim, é relevante perguntar Quais comportamentos caracterizam a dimensão ética na formação do psicólogo? Foram utilizados como fontes de informação o Projeto de Resolução que institui as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia, em 2001, e os planos de ensino de 15 disciplinas curriculares de 12 cursos de graduação em Psicologia, de um Estado da Região Sul do Brasil, que apresentaram como núcleo do processo de ensino-aprendizagem o termo "Ética". Os enunciados foram tratados e examinados em relação a classes gerais de competências profissionais próprias do psicólogo ao produzir alterações em fenômenos psicológicos (intervir). Essas classes gerais são "caracterizar necessidades sociais relacionadas a alterações em fenômenos psicológicos"; "projetar intervenções"; "executar intervenções projetadas"; "avaliar intervenção realizada"; "aperfeiçoar intervenções a partir de dados de avaliação"; "comunicar descobertas feitas em processos de intervenção". O objetivo foi descobrir nesses enunciados os comportamentos mais relacionados a cada uma das classes de comportamentos profissionais do processo de intervir e a dimensão ética pertinente a cada classe. A distribuição dos enunciados em relação a cada classe de comportamentos componentes do processo de intervir variou de 0 a 18. Três enunciados foram associados ao comportamento de referência de "avaliar intervenção" e nenhum enunciado foi relacionado ao comportamento "aperfeiçoar intervenções". Estruturalmente, os enunciados careciam de sujeito; apresentavam, em geral, dois ou mais verbos; ausência de complementos ou complementos compostos por núcleos de naturezas distintas e estavam redigidos em níveis de abrangência, complexidade e generalidade muito distintos. Como implicações, essas características indicam imprecisão das orientações propostas; sugerem o entendimento das orientações como relações causais, hierárquicas e condicionais de desenvolvimento e aplicação das orientações. A referência à "ética" nas Diretrizes aparece num enunciado associado aos comportamentos de referência "caracterizar..."; "executar..." e "comunicar...". Esse enunciado não atende a definição de dimensão ética e, possivelmente, não garante aprendizagens suficientes ao seu exercício na prática profissional. Alguns comportamentos indicados pelos verbos "escolher", "decidir", "avaliar" apresentados nos enunciados poderiam se tornar pertinentes ao desenvolvimento dos comportamentos profissionais de referência e da dimensão ética caso fossem reformulados. Os objetivos apresentados nos planos de ensino foram tratados e examinados em função das características inerentes as suas formulações e significados em relação a seis tipos de formulações que evidenciam pseudo-objetivos de ensino. Nenhum dos enunciados examinados apresentava as características necessárias à formulação adequada de um objetivo de ensino. Foi comum o uso de verbos genéricos, imprecisos e inadequados para a descrição de comportamentos relevantes; a natureza dos enunciados estava associada à Filosofia, Legislação, e a aspectos específicos da Ética; a ênfase estava em "conteúdos" e não nos comportamentos estabelecidos como objetivos. Os objetivos de ensino não descreviam comportamentos adequados à garantia do exercício da dimensão ética nos comportamentos profissionais e estavam dissociados da prática em Psicologia, referindo-se mais a obediência moral e legal. Ambos os documentos foram escolhidos pela importância que desempenham na proposição e orientação de aprendizagens de comportamentos profissionais.Kubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaWruck, Dianne Françoise2012-10-21T13:35:47Z2012-10-21T13:35:47Z2012-10-21T13:35:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f.| grafs., tabs.application/pdf275010http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87029porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T08:00:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87029Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T08:00:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
title Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
spellingShingle Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
Wruck, Dianne Françoise
Psicologia
Estudo e ensino (Superior)
Psicologia
Curriculos
Psicologos
Formação
Etica
title_short Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
title_full Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
title_fullStr Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
title_full_unstemmed Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
title_sort Comportamentos característicos da dimensão ética na formação do psicólogo
author Wruck, Dianne Françoise
author_facet Wruck, Dianne Françoise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wruck, Dianne Françoise
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Estudo e ensino (Superior)
Psicologia
Curriculos
Psicologos
Formação
Etica
topic Psicologia
Estudo e ensino (Superior)
Psicologia
Curriculos
Psicologos
Formação
Etica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2004.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-21T13:35:47Z
2012-10-21T13:35:47Z
2012-10-21T13:35:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 275010
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87029
identifier_str_mv 275010
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415262523392