Educação ético/moral na formação de graduandos em enfermagem: proposições para a prática educativa
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227131 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
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Educação ético/moral na formação de graduandos em enfermagem: proposições para a prática educativaEnfermagemÉtica da enfermagemÉtica profissionalEducação em enfermagemNeurociênciasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.Introdução: Os enfermeiros são profissionais que atuam constantemente com a diversidade moral que permeia a sociedade ao interagirem com a equipe multiprofissional, pacientes e acompanhantes, devendo ser preparados desde a graduação para lidar com essa realidade, o que constitui um desafio aos docentes. Objetivo: Construir e validar uma ferramenta teórico-metodológica de apoio à prática educativa na formação ético-moral de graduandos em enfermagem, embasado em marco referencial e contribuições de docentes e estudantes. Método: Pesquisa qualitativa exploratória de inovação tecnológica, desenvolvida entre maio de 2016 e dezembro de 2020, composta por três etapas. Na primeira etapa, iniciou-se a elaboração do marco conceitual com eleição da leitura relevante, discussão dos aportes e conceitos pelos pesquisadores, seguida da apropriação e articulação desses conceitos. Na segunda etapa, a ferramenta foi concebida em três momentos: uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus, PubMed e Web of Science sobre a Neuroeducação e a possibilidade de intercomunicação com a Bioética Narrativa; coleta de dados com o público-alvo (docentes e estudantes de enfermagem), em dois momentos distintos, mediante a aplicação da técnica denominada World Cafe; tradução do conhecimento com base nos momentos citados, possibilitando a reapropriação do marco conceitual e seu refinamento. Na terceira etapa elaborou-se a ferramenta almejada, mediante construção de exemplos e temas educativos, proposição de estratégias e recursos neuroeducacionais e narrativistas. A ferramenta foi submetida à validação de face e de conteúdo por apreciação de juízes. Resultados: Organizaram-se os resultados em quatro manuscritos, posteriormente transpostos para a ferramenta online EducETIC. O primeiro manuscrito demonstra que a neuroeducação e a neuroética têm potencial para beneficiar a sociedade também em futuros desdobramentos teóricos e tecnológicos sobre saúde e educação. O segundo manuscrito apresenta o marco conceitual para a educação ético-moral de estudantes de enfermagem, articulando propostas da Neuroeducação, Bioética Narrativa e padrões de conhecimento de Bárbara Carper, considerando a aprendizagem individualizada. O terceiro apresenta a percepção de docentes e estudantes quanto às possibilidades para aprimorar a educação ética e moral na graduação em enfermagem. O quarto descreve as etapas quantitativas e qualitativas do processo de construção e validação da ferramenta EducETIC, com base no marco conceitual eleito, na realização de dois World Cafe e na apreciação por juízes. Considerações finais: Evidenciou-se que a ferramenta EducETIC apresenta conteúdo válido e de qualidade, capaz de auxiliar os docentes de enfermagem no processo de educação ético-moral com seus estudantes. Acredita-se que este estudo revela a importância da educação ético-moral na graduação para formar profissionais éticos e moralmente competentes, fornecendo possibilidades de aprimoramento de práticas educacionais mais dialógicas e eficientes. A ferramenta EducETIC será disponibilizada gratuitamente no formato E-book, permitindo o acesso amplo dos docentes a um material com embasamento científico capaz de auxiliá-los na abordagem ético-moral.Abstract: Introduction: Nurses are professionals who constantly act with the moral diversity that permeates society when interacting with the multidisciplinary team, patients, and companions. They must be prepared since graduation to deal with this reality that constitutes a challenge for teachers. Objective: To build and validate a theoretical-methodological tool to support the educational practice in ethical-moral training of nursing undergraduate students based on a referential framework and contributions from teachers and students. Method: Qualitative exploratory research on technological innovation, developed between May 2016 and December 2020, consisting of three stages. The first stage began with the framework conceptual elaboration through the relevant reading election, discussion of contributions and concepts by the researchers followed by the appropriation and articulation of these concepts. In the second stage, the tool was designed in three steps. An integrative literature review in the Scopus, PubMed, and Web of Science databases aiming to identify scientific evidence about Neuroeducation, and the possibility of intercommunication with Narrative Bioethics. Data collection with the target audience at two different times through the application of the technique called World Cafe, and the translation of knowledge based on the moments mentioned, enabling the conceptual framework reappropriation and its refinement. In the third stage, it was possible to elaborate the desired tool by building educational examples and themes, proposing strategies, neuroeducational and narrative resources. In this step, the instrument was submitted to face and content validation by the judges. Results: The results appeared in four manuscripts and the online tool preparation EducETIC. The first manuscript demonstrates that neuroeducation and neuroethics have the potential to benefit society in future theoretical and technological developments in health and education. The second manuscript presents the conceptual framework for the ethical-moral education of nursing students articulating proposals from Neuroeducation, Narrative Bioethics, and knowledge patterns by Bárbara Carper. It also considered individualized learning. The third one shows professors and students? perception about the possibilities to improve ethical and moral education in undergraduate nursing. The fourth describes the quantitative and qualitative steps in the process of building and validating the EducETIC tool based on the chosen conceptual framework, the realization of two World Cafe, and judges? appreciation. Conclusion: It became evident the EducETIC tool has valid and quality contents capable of assisting nursing professors in the ethical-moral education process with their students. Therefore, the study reveals the importance of ethical-moral education in undergraduate courses to train ethical and morally competent professionals, providing possibilities for improving more dialogical, and efficient educational practices. The EducETIC tool will be made available free of charge in the E-book format, allowing broad access by teachers to the material with a scientific basis capable of assisting them in the ethical-moral approach.Ramos, Flávia Regina SouzaSchneider, Dulcinéia GhizoniUniversidade Federal de Santa CatarinaSaioron, Isabela2021-08-23T14:07:52Z2021-08-23T14:07:52Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis254 p.| il., tabs.application/pdf371670https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227131porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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