Instrumentos para prática de educação ambiental formal com foco nos recursos hídricos
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84930 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Instrumentos para prática de educação ambiental formal com foco nos recursos hídricosEngenharia de produçãoEducação ambientalMetodologiaProjetosRecursos hidricosDesenvolvimentoRecursos naturais -ConservaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No Brasil, a cultura de esbanjar água e de considerá-la solvente para o lixo está trazendo à população sérios problemas ambientais, que envolvem diretamente a saúde pública. Tais problemas são detectadas, entre outras coisas, pela falta de saneamento básico e pelo surgimento de doenças transmitidas por vetores como a dengue e de doenças endêmicas como a hepatite A. Sendo assim, a proposta desta pesquisa é oferecer mais uma alternativa para minimizar ou até mesmo acabar com esses problemas, ao apresentar uma metodologia que visa a desenvolver as capacidades dos alunos do ensino fundamental no auxilio a mobilização social em defesa dos recursos hídricos, que são o foco desta pesquisa. A área escolhida para representar a realidade ambiental foi a Bacia Hidrográfica Litorânea do Pântano do Sul, no Município de Florianópolis, SC, devido ao comprometimento da qualidade dos recursos hídricos e problemas de saúde pública. Os alunos do ensino fundamental da Escola Básica Presidente Castelo Branco, dessa localidade, produziram dois vídeos digitais, "O Uso da Água Potável" e "O Caminho dos Rios", que diagnosticaram a situação dos recursos hídricos da bacia, num processo de Educação Ambiental, para informação ambiental, sensibilização da comunidade para subsidiar a mobilização social. Os alunos levantaram as informações, compuseram roteiros, gravaram imagens, editaram os vídeos e os apresentaram à comunidade. Sendo eles atores do processo de mobilização social, a metodologia permitiu desenvolver o conceito de Educação Ambiental como processo e não apenas como evento ambiental. Na fase da informação ambiental, utilizam-se teatro de bonecos, documentário com o tema água, maquete do Município de Florianópolis e coleta de dados. Todos esses eventos foram realizados junto com acadêmicos do Curso de Geografia da Univesidade Federal do Paraná e de Santa Catarina, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Na fase da sensibilização, mostra-se o importante papel que cada cidadão exerce nos cuidados com a água, no sentido de estimular a pertinência ambiental. E a fase da mobilização social surge após os eventos ambientais, com base nas apresentações de produtos como maquete, teatro de bonecos e vídeos, que estimularam uma série de reivindicações, entre elas a implantação do saneamento básico e a alteração do Plano Diretor do Distrito do Pântano do Sul, baseado na Lei n.° 10.257, de 10 de julho de 200, conhecida como o Estatuto da Cidade.Florianópolis, SCLoch, CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Rosemy da Silva2012-10-20T13:48:43Z2012-10-20T13:48:43Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis239 f.| tab., grafs., il., mapasapplication/pdf199738http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84930porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:22:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84930Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:22:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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