Dança e Educação Física: a corporalidade em distintos projetos de Ensino Médio em Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Chari Meleine Brevers Gonzalez
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166365
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling Dança e Educação Física: a corporalidade em distintos projetos de Ensino Médio em FlorianópolisDançaEducação FísicaCorpoBodyDancePhysical EducationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho tem por objetivo identificar de que forma a corporalidade é trabalhada na prática das disciplinas de Dança e Educação Física do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina através da observação das práticas das referidas disciplinas e identificar a suas potencialidades e limites em relação ao trabalho corporal que se dá no ambiente formal de educação. Visa investigar as concepções e práticas à luz dos direcionamentos dos documentos institucionais (PCN e OCN) e de autores como Mendes e Costa (2006), Martineli e Mileski (2012), Marques (2010), Freire (2001), Strazzacappa (2001), Le Breton (2012), Boltanski (2004), para poder iluminar a reflexão sobre o corpo dentro do processo educativo, seja a partir da prática da Educação Física ou da Dança, bem como quais são os pressupostos de ensino-aprendizagem que legitimam o exercício pedagógico sobre ele. Assim, este trabalho ambiciona entender em que medida este objeto de análise pode desvelar, a partir do olhar sobre o uso simbólico da corporalidade, as relações sociais, econômicas e políticas intrínsecas na construção da subjetividade dos atores. Nesse sentido, a observação de campo trouxe à tona questões de gênero, da meritocracia, da competitividade e da esportivização, apontando suas implicações no ethos das práticas corporais que se dão via processo escolar. Tentou, dessa forma, viabilizar o diagnóstico acerca do trabalho corporal que está presente na prática da disciplina de Educação Física e Dança, bem como quais são as condições de trabalho sob as quais esses docentes estão submetidos, igualmente qual relevância que é dada a essas disciplinas dentro da instituição de ensino e também exemplos de atividades que demonstraram os limites e as potencialidades delas no que concerne o processo formativo dos sujeitos envolvidos na comunidade escolar.This work aims to identify how the corporeality is crafted in practice the disciplines of Dance and Physical Education in the Education Institute the State of Santa Catarinaby observing the practices of these disciplines and identify their potential and limits on body work that takes place in the formal educational environment. Intent to investigate the concepts and practices on the light of the directions of institutional documents (PCN and OCN) and the authors, Mendes and Costa (2006), Martineli and Mileski (2012), Marques (2010), Freire (2001), Strazzacappa (2001) Le Breton (2012), Boltanski (2004), in order to enlighten the reflection about the body in the educational process, either from the practice of physical education or dance, and what are the teaching-learning assumptions that legitimate pedagogical exercise on it.This work aims to understand to what extent the object of analysis can reveal, from the look about the symbolic use of corporeality, the social network, economic and political inherent in the construction of the subjectivity of the actors. In this sense, the field observation brought up gender issues, such as meritocracy, competitiveness and sportsmanship, pointing their implications in the ethos of bodily practices that take place via school process.The intention was enable the diagnosis on the body work that is present in the practice of the discipline of Physical Educationand Dance Education, and what are the working conditions under which these teachers are submitted also what relevance that is given to these disciplines within the educational institution and examples of activities that demonstrated the limits and potential of them concerning in the formation process of the subjects involved in the school community.Brunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaNobre, Chari Meleine Brevers Gonzalez2016-08-10T20:08:03Z2016-08-10T20:08:03Z2016-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis109 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166365porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-10T20:08:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166365Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-10T20:08:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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