Instrumentos de mensuração da atividade física e do comportamento sedentário em adolescentes brasileiros: uma síntese de evidências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafael Martins da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255071
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2024.
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spelling Instrumentos de mensuração da atividade física e do comportamento sedentário em adolescentes brasileiros: uma síntese de evidênciasEducação físicaExercícios físicosHábitos de saúdeInqueritosQuestionáriosPsicometriaSaúde do AdolescenteTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2024.A mensuração da atividade física (AF) e do comportamento sedentário (CS) têm integrado sistemas de vigilância e de monitoramento de políticas públicas em diversos países, com o propósito de incentivar a prática de AF e a redução do CS na população. Ainda assim, em muitos países, a vigilância é incompleta, intermitente ou mesmo ausente, o que significa que a baixa AF entre crianças e adolescentes é efetivamente invisível e, consequentemente, não figura na agenda de saúde. Não obstante, observa-se falta de padronização na mensuração desses comportamentos, o que repercute diretamente no resultado observado, impactando a escolha de ações estratégicas. Muitos questionários que medem a AF e/ou CS em adolescentes foram desenvolvidos, com diversos formatos, períodos recordatórios e tipos de atividades recordadas. Também, um grande número de questionários disponíveis na literatura dificulta a escolha do instrumento e diminui a comparabilidade das estimativas de AF e CS e, consequentemente, a sua relação com indicadores de saúde. Para limitar os vieses metodológicos e tirar conclusões com melhor qualidade, é importante uma análise rigorosa sobre os instrumentos e propriedades psicométricas, permitindo que pesquisadores e profissionais possam ter suas práticas fundamentadas em evidências de qualidade. Dessa forma, o objetivo da presente tese é sintetizar informações de características metodológicas de instrumentos validados para mensurar a AF e o CS em adolescentes brasileiros. A busca foi realizada no dia 28 de outubro de 2023 nas bases de dados Web of Science, MEDLINE/PUBMED, LILACS, PsychINFO, Scopus e SportDiscus. Os critérios de inclusão adotados no processo de leitura de títulos e resumos foram: 1) amostra composta por adolescentes brasileiros (10 a 19 anos) aparentemente saudáveis (i.e., sem doenças crônicas e/ou transmissíveis) e sem condições atípicas (e.g., deficiência física e/ou intelectual); 2) mensuração da prática de AF e/ou comportamento sedentário por meio de questionário; 3) apresentar dados sobre alguma etapa do processo de validação do questionário. Os elementos quantitativos dos questionários foram sintetizados com base nos seus aspectos metodológicos de acordo com recomendações COSMIN. Ao todo, foram identificados 24 e 19 artigos, descrevendo 19 e 17 instrumentos utilizados para mensurar AF e/ou CS, respectivamente. É difícil estabelecer afirmações acerca da superioridade entre os questionários de mensuração da AF ou CS, dado que atualmente não existe um instrumento que abarque adequadamente todas as etapas do processo de validação para adolescentes brasileiros. Diante da ausência de evidências consolidadas, é recomendável que pesquisadores, professores e gestores optem pelo questionário que melhor se ajuste ao propósito de mensurar a AF e/ou CS, levando em consideração também aspectos logísticos relacionados à coleta de dados, como disponibilidade de tempo para aplicação, equipe necessária para coleta e número de participantes a serem avaliados. Além disso, independentemente de se planejar a construção de um novo questionário ou a tradução, adaptação e retrotradução de um instrumento internacional, sugere-se que estudos futuros de validação dediquem atenção minuciosa às etapas iniciais do processo de validação, e sempre considerando os aspectos metodológicos propostos pelo COSMIN.Abstract: The measurement of physical activity (PA) and sedentary behavior (SB) has integrated surveillance and monitoring systems into public policies in several countries, with the purpose of encouraging the practice of PA and reducing SB in the population. Yet, in many countries, surveillance is incomplete, intermittent or even absent, meaning that low PA among children and adolescents is effectively invisible and, consequently, not on the health agenda. However, there is a lack of standardization in the measurement of these behaviors, which has a direct impact on the observed results, impacting the choice of strategic actions. Many questionnaires measuring PA and/or SB in adolescents have been developed, with different formats, recall periods and types of activities recalled. Also, a large number of questionnaires available in the literature makes it difficult to choose the instrument and reduces the comparability of estimates of PA and SB and, consequently, their relationship with health indicators. To limit methodological biases and draw better quality conclusions, a rigorous analysis of instruments and psychometric properties is important, allowing researchers and professionals to have their practices based on quality evidence. Therefore, the objective of this thesis is to synthesize information on the methodological characteristics of validated instruments to assess PA and SB in Brazilian adolescents. The search was carried out on October 28, 2023 in the Web of Science, MEDLINE/PUBMED, LILACS, PsychINFO, Scopus and SportDiscus databases. The inclusion criteria adopted in the process of reading titles and abstracts were: 1) sample composed of Brazilian adolescents (10 to 19 years old) apparently healthy (i.e., without chronic and/or communicable diseases) and without atypical conditions (e.g., physical disability and/or intellectual); 2) measurement of PA practice and/or sedentary behavior through a questionnaire; 3) present data on some stage of the questionnaire validation process. The quantitative elements of the questionnaires were synthesized based on their methodological aspects in accordance with COSMIN recommendations. In total, 24 and 19 articles were identified, describing 19 and 17 instruments used to assess PA and/or SB, respectively. It is difficult to establish statements about the superiority between questionnaires for measuring PA or SB, given that there is currently no instrument that adequately covers all stages of the validation process for Brazilian adolescents. Given the lack of consolidated evidence, it is recommended that researchers, teachers and managers opt for the questionnaire that best suits the purpose of evaluating PA and/or SB, also taking into account logistical aspects related to data collection, such as time availability for application, team required for collection and number of participants to be evaluated. Furthermore, regardless of whether the construction of a new questionnaire or the translation, adaptation and back-translation of an international instrument is planned, it is suggested that future validation studies dedicate detailed attention to the initial stages of the validation process, and always considering the methodological aspects proposed by COSMIN.Silva, Kelly Samara daUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Rafael Martins da2024-04-30T23:23:42Z2024-04-30T23:23:42Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis111 p.| tabs.application/pdf386844https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T23:23:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-30T23:23:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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