Entre resistência democrática e ofensiva conservadora: fontes e subjetividades do projeto "Gênero e Diversidade na Escola" (2015-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Robson Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222063
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
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spelling Entre resistência democrática e ofensiva conservadora: fontes e subjetividades do projeto "Gênero e Diversidade na Escola" (2015-2016)HistóriaRelações de gêneroDiversidade de gêneroEscolas públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.Esta dissertação discute a importância dos temas de gênero e diversidade na escola, especialmente nas aulas de História na Educação Básica; elenca a reflexão sobre as nuances das ideias gerais do Projeto ?Gênero e Diversidade na Escola?, vinculado ao Papo Sério ? NIGS/UFSC; possibilita dialogar com temáticas de sexualidades, feminismos e gênero na Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl (Águas Mornas - SC) a partir do recorte temporal de 2015 a 2016; e problematiza o Ensino de História com as fontes e subjetividades produzidas naquela época, bem como os cartazes que foram inseridos como objetos desta pesquisa. Apresenta-se também o debate dos estudos de Gênero e Sexualidades e sua relação com o Ensino de História, conectando-os com os marcos legais que regem a Educação no Brasil e que legitimam o trabalho com essas questões em sala de aula. A escola ainda é segregadora e discriminatória no que diz respeito aos corpos que transgridem os padrões heteronormativos da sociedade. Um grupo é mais hegemônico do que o outro. As diferenças entre homens e mulheres são tidas como naturais e definidas por diferenças nos corpos biológicos. A normatização dos papéis de gênero é perceptível e afeta as liberdades individuais e de escolhas. Diante desse quadro que se apresenta em muitas escolas, torna-se importante conscientizar, sensibilizar e informar alunas/os, professoras/es, funcionárias/os, mães e pais sobre a necessidade urgente do trabalho com questões de gênero e diversidade na escola, contribuindo, desse modo, com a formação humana integral. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que busca contribuir para a tomada de decisões e mudanças na educação e coloca o pesquisador como protagonista do processo. O pesquisador conduz a reflexão e analisa a sua própria prática docente. A dimensão propositiva é um vídeo intitulado de ?Eu, Outro e Nós: os silêncios, as permanências e as transformações do projeto ?Gênero e Diversidade na Escola 2015-2016? na EEBCAL?.Abstract: This dissertation discusses the importance of gender and diversity issues at school, especially in History classes in Basic Education. It lists the reflection on the nuances of the general ideas of the project ?Gender and Diversity at School?, linked to Papo Sério - NIGS / UFSC. It makes it possible to dialogue with themes of sexualities, feminisms and gender in the Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl (Águas Mornas - SC), from the time frame from 2015 to 2016. It questions the teaching of history with the sources and subjectivities produced at that time, as well as the posters that were inserted as objects of this research. The debate on Gender and Sexuality studies and their relationship with History Teaching is also presented, connecting them with the legal frameworks that govern Education in Brazil, and which legitimize the work with these issues in the classroom. The school is still segregating and discriminating against bodies that violate society's heteronormative standards. One group is more hegemonic than the other. Differences between men and women are taken for granted and defined by differences in biological bodies. The standardization of gender roles is perceptible and affects individual freedom of choice. In view of this situation that is present in many schools, which is in focus, it is important to raise awareness, sensitize and inform students, teachers, employees, mothers and fathers about the urgent need to work with issues of gender and diversity at school, thus contributing to integral human development. The methodology used was action research, which seeks to contribute to decision making and changes in education, and places the researcher conducts reflection and analyzes his own teaching practice. The propositional dimension is a video entitled ?I, other and we: the silences, permanences and transformations of Gender and Diversity in School 2015-2016? at EEBCAL?.Silva, Janine Gomes daUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Robson Ferreira2021-04-12T18:35:39Z2021-04-12T18:35:39Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 p.| il.application/pdf371602https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222063porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T18:35:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T18:35:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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