Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boemer, Júlia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_81abc8ef91ab939ecb92ace886289666
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198671
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviéticaEducaçãoInfânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta dissertação tem por objetivo analisar as potencialidades de auto-organização no processo formativo das crianças estudantes da Escola Itinerante Caminhos do Saber do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, considerando os elementos da organização da prática pedagógica que contribuem para esse desenvolvimento. A escola localiza-se no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná e fundamenta-se nos princípios teórico-práticos da Pedagogia Soviética. Com base no materialismo histórico-dialético, selecionamos como categoria de análise a auto-organização, por compreendermos que esta é a uma das bases do processo pedagógico emancipatório. Como procedimentos metodológicos, realizamos: estudo bibliográfico e de documentos orientadores da escola; entrevistas semi-estruturadas com crianças e outros estudantes, professoras e coordenação pedagógica; participação nos Núcleos Setoriais (espaço destinado ao desenvolvimento da auto-organização estudantil), na Reunião da Comissão Executiva (espaço em que os estudantes, juntamente com a equipe pedagógica avaliam e encaminham atividades cotidianas da escola) e na Reunião de Formação dos/as Professores/as; acompanhamento de duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º e 5º ano). Em nossas análises, concluímos que as crianças e os demais estudantes ainda não se auto-organizam, mas aprendem e desenvolvem habilidades, comportamentos, valores e hábitos de organização, fundamentados em princípios socialistas. Sobretudo, evidenciamos a prática dos Núcleos Setoriais como um ensaio coletivo da auto-organização que a escola almeja alcançar, percebendo-o como um espaço potencializador para o desenvolvimento dessa prática.Abstract : This thesis aims to analyze self-organization potentials in the formative process of children students from the Itinerante Caminhos do Saber School, part of Movement of Landless Rural Workers- MST, considering the elements of pedagogical practice s organization that contributes to its development. The school is located at Maila Sabrina camping, in the State of Paraná, and is substantiated in the theorical-practical principles of the Soviet Pedagogy. Based on the historical-dialectical materialism, as analysis category, we selected the self-organization one, once we comprehend this is the basis of the emancipatory pedagogical process. As methodological procedures, we conducted: bibliographical study and school guidance documents; semi-structured interviews with children and other students, as well as with teachers and pedagogical coordinators; participation at Sectorial Nuclei (place meant to the development of student self-organization) in the Meeting of the Executive Committee (place where the students, along with the pedagogical team, evaluate and route daily school activities) and in the Teacher Training Meeting; attendance of two classrooms in the Early Years of Elementary Education (2nd e 5th grades). In our analysis, we concluded some children and students still do not self-organize themselves, but they learn and develop abilities, behaviors, values and organizing habits, based on socialist principles. Above all, we evidenced the Sectorial Nuclei practices as a self-organization collective essay the school longs for achieving, realizing it as a potential place for the development of this practice.Conde, Soraya FranzoniUniversidade Federal de Santa CatarinaBoemer, Júlia2019-07-25T11:57:23Z2019-07-25T11:57:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 p.| il.application/pdf358935https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:57:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:57:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
title Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
spellingShingle Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
Boemer, Júlia
Educação
Infância
title_short Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
title_full Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
title_fullStr Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
title_full_unstemmed Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
title_sort Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
author Boemer, Júlia
author_facet Boemer, Júlia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conde, Soraya Franzoni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Boemer, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Infância
topic Educação
Infância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T11:57:23Z
2019-07-25T11:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 358935
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671
identifier_str_mv 358935
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652203342168064