Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_81abc8ef91ab939ecb92ace886289666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198671 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviéticaEducaçãoInfânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta dissertação tem por objetivo analisar as potencialidades de auto-organização no processo formativo das crianças estudantes da Escola Itinerante Caminhos do Saber do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, considerando os elementos da organização da prática pedagógica que contribuem para esse desenvolvimento. A escola localiza-se no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná e fundamenta-se nos princípios teórico-práticos da Pedagogia Soviética. Com base no materialismo histórico-dialético, selecionamos como categoria de análise a auto-organização, por compreendermos que esta é a uma das bases do processo pedagógico emancipatório. Como procedimentos metodológicos, realizamos: estudo bibliográfico e de documentos orientadores da escola; entrevistas semi-estruturadas com crianças e outros estudantes, professoras e coordenação pedagógica; participação nos Núcleos Setoriais (espaço destinado ao desenvolvimento da auto-organização estudantil), na Reunião da Comissão Executiva (espaço em que os estudantes, juntamente com a equipe pedagógica avaliam e encaminham atividades cotidianas da escola) e na Reunião de Formação dos/as Professores/as; acompanhamento de duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º e 5º ano). Em nossas análises, concluímos que as crianças e os demais estudantes ainda não se auto-organizam, mas aprendem e desenvolvem habilidades, comportamentos, valores e hábitos de organização, fundamentados em princípios socialistas. Sobretudo, evidenciamos a prática dos Núcleos Setoriais como um ensaio coletivo da auto-organização que a escola almeja alcançar, percebendo-o como um espaço potencializador para o desenvolvimento dessa prática.Abstract : This thesis aims to analyze self-organization potentials in the formative process of children students from the Itinerante Caminhos do Saber School, part of Movement of Landless Rural Workers- MST, considering the elements of pedagogical practice s organization that contributes to its development. The school is located at Maila Sabrina camping, in the State of Paraná, and is substantiated in the theorical-practical principles of the Soviet Pedagogy. Based on the historical-dialectical materialism, as analysis category, we selected the self-organization one, once we comprehend this is the basis of the emancipatory pedagogical process. As methodological procedures, we conducted: bibliographical study and school guidance documents; semi-structured interviews with children and other students, as well as with teachers and pedagogical coordinators; participation at Sectorial Nuclei (place meant to the development of student self-organization) in the Meeting of the Executive Committee (place where the students, along with the pedagogical team, evaluate and route daily school activities) and in the Teacher Training Meeting; attendance of two classrooms in the Early Years of Elementary Education (2nd e 5th grades). In our analysis, we concluded some children and students still do not self-organize themselves, but they learn and develop abilities, behaviors, values and organizing habits, based on socialist principles. Above all, we evidenced the Sectorial Nuclei practices as a self-organization collective essay the school longs for achieving, realizing it as a potential place for the development of this practice.Conde, Soraya FranzoniUniversidade Federal de Santa CatarinaBoemer, Júlia2019-07-25T11:57:23Z2019-07-25T11:57:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 p.| il.application/pdf358935https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:57:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:57:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
title |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
spellingShingle |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética Boemer, Júlia Educação Infância |
title_short |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
title_full |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
title_fullStr |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
title_full_unstemmed |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
title_sort |
Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
author |
Boemer, Júlia |
author_facet |
Boemer, Júlia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conde, Soraya Franzoni Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boemer, Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infância |
topic |
Educação Infância |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T11:57:23Z 2019-07-25T11:57:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
358935 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671 |
identifier_str_mv |
358935 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
235 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652203342168064 |