Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sonia Cristina de Lima
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78602
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_82d47a49f34eb56ea7cfca6953e5b70e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78602
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /Educação infantilProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.A proposta deste trabalho foi compreender os sentidos e significados formulados pelos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis acerca de sua própria formação na experiência de formação em serviço por eles vivenciado nos Grupos de Formação, entre 1994 e 1996, no Governo da Frente Popular. Foram investigados os documentos gerados pela Secretaria Municipal de Educação referentes, direta ou indiretamente, a esse processo de formação - com ênfase nos 232 textos escritos pelos professores - e as entrevistas realizadas em setembro de 1999 com dois coordenadores dos Grupos de Formação e quatro professores participantes. Partiu-se do pressuposto de que dar voz aos professores participantes dessa experiência de formação em serviço poderia contribuir tanto para a compreensão dessa experiência, especificamente, como para um aprofundamento sobre o caráter da formação em serviço para os professores da Educação Infantil. A análise incidiu sobre os seguintes aspectos: a) a constituição dos Grupos de Formação; b) a sua metodologia de trabalho; c) os temas trabalhados e os que foram privilegiados; d) a articulação entre teoria e prática como possibilitadora da prática reflexiva, e) as situações possibilitadas por sua continuidade durante três anos e as conseqüências advindas da ruptura do projeto. Ao tornar visível um processo de formação em serviço para professores da Educação Infantil, mesmo com todas as suas contradições, é possível afirmar que os Grupos de Formação romperam, em muitos aspectos, com a perspectiva "clássica" de formação em serviço, visto que foram planejados, executados e avaliados com a contribuição, ou melhor, com a protagonização ativa dos professores envolvidos.Florianópolis, SCCerisara, Ana BeatrizUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Sonia Cristina de Lima2012-10-17T16:38:00Z2012-10-17T16:38:00Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 123 f.| il. +application/pdf174699http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78602porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:17:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78602Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:17:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
title Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
spellingShingle Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
Fernandes, Sonia Cristina de Lima
Educação infantil
Professores -
Formação
title_short Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
title_full Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
title_fullStr Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
title_full_unstemmed Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
title_sort Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
author Fernandes, Sonia Cristina de Lima
author_facet Fernandes, Sonia Cristina de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerisara, Ana Beatriz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sonia Cristina de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professores -
Formação
topic Educação infantil
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T16:38:00Z
2012-10-17T16:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174699
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78602
identifier_str_mv 174699
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 123 f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652332845498368