Modelo sistêmico para formação de equipes de codesign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straioto, Ricardo Goulart Tredezini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206043
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.
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spelling Modelo sistêmico para formação de equipes de codesignDesignGestão do designSustentabilidadeGrupos de trabalhoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.O codesign refere-se à criatividade coletiva de designers e pessoas não treinadas em design - em especial, o futuro usuário-, trabalhando em conjunto no desenvolvimento do projeto. Logo, as equipes de codesign aproximam experts e novatos no ato de projetar. Neste contexto, a presente tese busca responder ao problema de como formar uma equipe de codesign. Portanto, tem como objetivo estruturar um Modelo Sistêmico para Formação de Equipes de codesign, que integre as estratégias e competências de design, com as tipologias psicológicas e culturais das pessoas envolvidas e os papéis [e personas da inovação] na equipe de projeto (abordagem das pessoas), bem como as etapas do processo de design, inovação e resolução criativa de problemas (abordagem do processo). A partir da perspectiva sistêmica, as teorias exploradas foram analisadas visando identificar e verificar isomorfismos entre as abordagens. No contexto do design para sustentabilidade, a pesquisa também buscou identificar quais são as competências essenciais e básicas para as equipes de codesign. De modo geral, a pesquisa é caracterizada como aplicada e qualitativa. Quanto aos objetivos de pesquisa, cada ciclo de pesquisa-ação passou por uma (i) etapa exploratória quantos as relações isomorficas entre abordagens; passando à (ii) etapa experimental com as testagens das hipóteses para formação de equipes de codesign que emergeriam das relações isomórficas identificadas; em seguida avançava à (iii) etapa descritiva dos resultados sobre as competências e tipologias dos participantes das equipes, bem como do processo de projeto, inclusive de design para sustentabilidade; cada ciclo se encerrava com a (iv) etapa explicativa que sintetizou os resultados e conclusões referentes às relações entre teoria e prática que fundamentam o modelo sistêmico. Estes objetivos foram atingidos por meio do procedimento da pesquisa-ação sistêmica, que consiste na sucessão de ciclos de pesquisa-ação de complexidade crescente. Nesta tese realizaram-se três ciclos de pesquisa-ação, no período de 2014 até 2018, utilizaram como instrumentos os questionários de auto-avaliação dos participantes no início e ao final dos experimentos (questionário pré e pós-teste) e a observação participante do pesquisador. As análises dos resultados teóricos, metodológicos e práticos confirmam a validade do modelo sistêmico para formação de equipes de codesign que pressupõe-se a adequação das tipologias psicológicas com as competências de design, e as etapas do processo de design e inovação, obtendo correspondência também entre as estratégias de design e as culturas organizacionais. Estas relações embasam a formação das equipes de codesign a partir da estratégia de design da organização, das competências em design e tipologias dos participantes, o que indicaria também as etapas do processo que ganham ênfase. Ao final, considera-se que o modelo proposto pode ser aplicado como uma ferramenta útil no suporte as iniciativas de codesign, a aprendizagem significativa por projetos em equipes e a inovação colaborativa. Concluiu-se, portanto, que a abordagem das equipes de codesign pode ser aplicada no âmbito acadêmico e produtivo, podendo beneficiar a sociedade em geral ao dar suporte aos projetos de codesign e políticas que visem o desenvolvimento sustentável.Abstract : Codesign refers to the collective creativity of designers and untrained people in design - especially the future user - working together in project development. Soon, codesign teams bring experts and novices together in the design process. In this context, the present thesis seeks to answer the problem of how to form a codesign team. Therefore, it aims to structure a Systemic Model for Codesign Team Formation, integrating design strategies and competencies, with the psychological and cultural typologies of the people involved and the roles [and people of innovation] in the project team (people approach) as well as the stages of the design process, innovation and creative problem solving (process approach). From the systemic perspective, the theories explored were analyzed in order to identify and verify isomorphisms between the approaches. In the context of sustainability design, the research also sought to identify which core and core competencies are for codesign teams. In general, research is characterized as applied and qualitative. As for the research objectives, each action-research cycle went through an (i) exploratory stage of how isomorphic relationships between approaches; (ii) experimental stage with the tests of hypotheses for the formation of teams of codesign that would emerge from the identified isomorphic relationships; (iii) descriptive stage of the results on the competencies and typologies of the teams' participants, as well as the design process, including design for sustainability; each cycle ended with the (iv) explanatory stage that synthesized the results and conclusions regarding the relations between theory and practice that underlie the systemic model. These objectives were reached through the procedure of the systemic research-action, which consists in the succession of research cycles of increasing complexity. In this thesis, three action-research cycles were carried out between 2014 and 2018, using the self-assessment questionnaires of the participants at the beginning and at the end of the experiments (pre and post-test questionnaire) and participant observation researcher. The analysis of the theoretical, methodological and practical results confirm the validity of the Systemic Model for Codesign Teams formation, which presupposes the adequacy of the psychological typologies with the design competencies and the stages of the design and innovation process, design strategies and organizational cultures. These relationships underpin the formation of codesign teams based on the organization's design strategy, design competencies and typologies of the participants, which would also indicate the stages of the process that gain emphasis. In the end, it is considered that the proposed model can be applied as a useful tool to support codesign initiatives, meaningful learning by team projects and collaborative innovation. It was concluded, therefore, that the approach of the codesign teams can be applied in the academic and productive scope, being able to benefit the society in general when supporting codesign projects and policies aimed at sustainable development.Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves deUniversidade Federal de Santa CatarinaStraioto, Ricardo Goulart Tredezini2020-03-31T14:41:16Z2020-03-31T14:41:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis250 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360760https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206043porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:41:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206043Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:41:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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