Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana de Fátima Aparecida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235316
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.
id UFSC_833cba1a9f5030fe83c337d0d268a271
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235316
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultadosLinguísticaFan fictionLeituraRedaçãoLiteratura infantojuvenilCultura digitalGêneros textuaisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.Esta dissertação registra os resultados obtidos a partir de uma elaboração didática, alicerçada pela proposta de Jean-François Halté (2008), a qual teve por foco central o trabalho com a leitura, a partir de livros infantojuvenis, culminando em produções que se pretendia serem autorais, do gênero fanfiction, com alunos do 9º Ano de uma escola municipal da cidade de São José, em Santa Catarina. A escolha pela fanfiction, que circula no espaço digital, deu-se pelo pressuposto de que o trabalho com as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE) tem sido considerado necessário nas unidades escolares. Foi delineado como objetivo geral, desta dissertação, a ampliação das pesquisas voltadas às práticas de escrita, em busca da autoria, no processo de escrever no mundo digital. Como objetivos específicos, foram prospectados os que seguem: a) elaborar proposta de estudo e de prática da escrita de fanfics junto aos alunos-sujeitos da pesquisa; b) analisar o percurso didático-pedagógico desenvolvido junto a esses alunos; c) avaliar os resultados do processo de ensino empreendido a partir da metodologia de pesquisa-ação e d) apresentar indicativos de propostas futuras. A investigação desenvolvida como atividade do Profletras, da UFSC, configurou-se metodologicamente numa pesquisa-ação, baseada em Andaloussi (2004) e trouxe apontamentos em relação às práticas que buscam colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, aliado à diversidade de novos letramentos, conforme expõe Roxane Rojo (2012). As reflexões acerca da leitura, bem como da leitura literária, foram ancoradas nas contribuições de Paulo Freire (1989, 1996, 2003), Luiz Percival Leme Britto (2012, 2015, 2019), Michèle Petit (2008, 2009), Tereza Colomer (2007), Antônio Candido (2011) e Rildo Cosson (2014, 2018). Ao inserir o conceito de gênero discursivo, como aporte teórico, a análise foi fundamentada nos estudos do Círculo de Bakhtin, sob a perspectiva dialógica de análise do discurso, do enunciado, da ideologia e dos gêneros discursivos, além das contribuições de Wanderley Geraldi (1984, 1993), Rosângela Hammes Rodrigues (2011), Mary Cerutti-Rizzatti (2011), Beth Brait (2005, 2008, 2009) e Luiz Antônio Marcuschi (2008). Os resultados obtidos apontam para: a) a dificuldade de acesso ao mundo digital como um obstáculo que impediu o pleno desenvolvimento das atividades de escrita das fanfictions, dadas as precárias condições de acesso à internet tanto por parte dos alunos quanto nas instalações da escola e b) a insuficiente prática de leitura e de escrita dos alunos foi outro aspecto restritivo ao êxito dos resultados. Por fim, cabe evidenciar que foram elaboradas respostas teóricas e metodológicas para o tema, de grande relevância social, que são as práticas de leitura e escrita.Abstract: This dissertation records the results obtained from a didactic elaboration, based on the proposal of Jean-François Halté (2008), which had as its central focus the work with reading, from children's books, culminating in productions that were intended to be authors, of the fanfiction genre, with 9th grade students from a municipal school in the city of São José, Santa Catarina, Brazil. The choice for fanfiction, which circulates in the digital space, assumed that working with digital technologies of information, communication and expression has been considered necessary in school units. The general objective of this dissertation is the expansion of research focused on writing practices, in search of authorship, in the process of writing in the digital world. As specific objectives, the following were prospected: a) develop a proposal for a study and practice of writing fanfics with the research subject pupils; b) analyze the didactic-pedagogical route developed with these students; c) evaluate the results of the teaching process accomplished from the action research methodology and d) present indications of future proposals. The investigation developed as an activity of Profletras, from UFSC, was methodologically configured in an action research, based on Andaloussi (2004) and brought notes in relation to practices that seek to collaborate with the teaching and learning process, combined with the diversity of new literacies, as explained by Roxane Rojo (2012). Reflexion on reading, as well as literary reading, were anchored in the contributions of Paulo Freire (1989, 1996, 2003), Luiz Percival Leme Britto (2012, 2015, 2019), Michèle Petit (2008, 2009), Tereza Colomer (2007) , Antônio Candido (2011) and Rildo Cosson (2014, 2018). By inserting the concept of discursive genre, as a theoretical contribution, the analysis was based on the studies of the Bakhtin Circle, under the dialogical perspective of analysis of discourse, enunciation, ideology and discursive genres, in addition to the contributions of Wanderley Geraldi (1984, 1993), Rosângela Hammes Rodrigues (2011), Mary Cerutti-Rizzatti (2011), Beth Brait (2005, 2008, 2009) and Luiz Antônio Marcuschi (2012). The results obtained point to: a) the difficulty of access to the digital world as an obstacle that prevented the full development of fanfiction writing activities, given the precarious conditions of access to the internet both by students and at school facilities and b) the students' insufficient reading and writing practice was another restrictive aspect to the success of the results. Finally, it should be noted that theoretical and methodological responses were prepared for the subject, of great social relevance, which are reading and writing practices.Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho deFritzen, CeldonUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Fabiana de Fátima Aparecida de2022-05-31T23:15:59Z2022-05-31T23:15:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il., gráfs.application/pdf376288https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235316porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-31T23:15:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235316Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-31T23:15:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
title Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
spellingShingle Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
Oliveira, Fabiana de Fátima Aparecida de
Linguística
Fan fiction
Leitura
Redação
Literatura infantojuvenil
Cultura digital
Gêneros textuais
title_short Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
title_full Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
title_fullStr Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
title_full_unstemmed Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
title_sort Em busca da escrita autoral de fanfics na escola: desafios e resultados
author Oliveira, Fabiana de Fátima Aparecida de
author_facet Oliveira, Fabiana de Fátima Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Fritzen, Celdon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana de Fátima Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Fan fiction
Leitura
Redação
Literatura infantojuvenil
Cultura digital
Gêneros textuais
topic Linguística
Fan fiction
Leitura
Redação
Literatura infantojuvenil
Cultura digital
Gêneros textuais
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-31T23:15:59Z
2022-05-31T23:15:59Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 376288
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235316
identifier_str_mv 376288
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651996612263936