Relação entre medições da força de impacto e ruído gerados pela passagem de rodas defeituosas em composições ferroviárias
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228243 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária. |
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Relação entre medições da força de impacto e ruído gerados pela passagem de rodas defeituosas em composições ferroviáriasForça de ImpactoRodasRuido FerroviárioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.A utilização de veículos ferroviários apresenta grande potencial de geração de ruído e de vibração, sendo que o ruído ferroviário é classificado de acordo com sua fonte e as principais são: ruído de buzinas, do motor diesel, de frenagem, em curva e ruído de rolagem. Uma das principais causas do ruído de rolagem é a presença de defeitos na pista de rolamento das rodas. Atualmente, a manutenção de rodas é determinada pelo impacto gerado por elas no contato com o trilho. No entanto, o ruído produzido pode estar acima do nível de conforto para o ouvido humano. A relação entre o pico de força de impacto causada pelo contato roda trilho devido a rodas defeituosas e o ruído gerado por esse motivo, ainda é tema de estudo em muitas pesquisas. Este trabalho apresenta a relação entre essas variáveis e a comparação de dados obtidos experimentalmente com aqueles encontrados na literatura.The use of railway vehicles has great potential for noise and vibration generation, as railway noise is classified according to its source, of which the main ones are: noise from horns, diesel engines, braking, squeal and rolling noise. One of the main causes of rolling noise is the presence of defects in the wheel bearing track. Currently, the maintenance of wheels is determined by the impact generated by them in contact with the rail. However, the noise produced may be above the comfort level for the human ear. The relationship between the peak impact force caused by wheel rail contact due to defective wheels and the noise generated for this reason is still a subject of study in many researches. This paper presents the relationship between these variables and the comparison of data obtained experimentally with those found in the literature.Joinville, SCFiorentin, Thiago AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Iara Cosmo da2021-09-28T10:15:19Z2021-09-28T10:15:19Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228243info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-28T10:15:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228243Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-28T10:15:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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