Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212599
Resumo: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347/
id UFSC_8506f056bdebc5f304cd066eee531e92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212599
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930Saberes profissionaisFormação de professoresPrática de EnsinoAritméticaDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347/A criação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, trouxe uma nova estruturação para a formação dos professores da escola primaria, deixando de ter como objetivo o domínio dos saberes emanados dos campos disciplinares, para melhor compreender os saberes que se constituíam como ferramentas do trabalho docente, os saberes com os quais ensinar. A nova estruturação fundamentava-se nos saberes advindos das ciências da educação, que envolviam ensinar em função do desenvolvimento infantil, a busca por estratégias que considerassem as experiências das crianças, às necessidades da vida e de questões emergentes sobre o ensinar e o aprender. Para compreender como se constituíram e foram sistematizados esses saberes profissionais, sobretudo os referentes ao ensino de matemática na escola primária, buscou-se subsídios nas categorias teóricas (saberes a ensinar e saberes para ensinar), elaboradas por Hofstetter & Valente (2017). A análise da documentação advinda do Instituto de Educação converge na afirmativa da existência histórica de uma matemática profissional, própria da formação docente e que envolveu sua sistematização pela expertise pedagógica, validada nas experiências vividas e elaboradas pelos professores formadores do próprio instituto.História da Educação Matemática2020-09-02T17:01:57Z2020-09-02T17:01:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, N. V. L.. UMA MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 1930. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 155-169, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212599Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:01:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:01:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
title Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
spellingShingle Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
Pinheiro, Nara Vilma Lima
Saberes profissionais
Formação de professores
Prática de Ensino
Aritmética
title_short Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
title_full Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
title_fullStr Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
title_full_unstemmed Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
title_sort Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
author Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_facet Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes profissionais
Formação de professores
Prática de Ensino
Aritmética
topic Saberes profissionais
Formação de professores
Prática de Ensino
Aritmética
description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347/
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02T17:01:57Z
2020-09-02T17:01:57Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, N. V. L.. UMA MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 1930. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 155-169, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212599
identifier_str_mv PINHEIRO, N. V. L.. UMA MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 1930. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 155-169, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652295540310016