A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Virgens, Wellington Pereira das
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819
Resumo: Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/7d3da4cefec239ecbb9dc263f674bf6d.pdf
id UFSC_862f18052368c2adefc506627c68882d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160819
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.Resolução de ProblemasAritméticaHistória da educação matemáticaEducadores católicosLiberais escolanovistasDisponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/7d3da4cefec239ecbb9dc263f674bf6d.pdfEste texto discute o papel dos Problemas e as finalidades de sua resolução, no ensino de aritmética, nas práticas escolares das décadas de 1930 e 1940, período em que diversos grupos de intelectuais debatiam os novos rumos a serem propostos para a educação. A metodologia utilizou-se do ferramental teórico-metodológico construído por historiadores, sobretudo, da história cultural, principalmente, os conceitos de representação, prática e apropriação propostos por Roger Chartier e estratégias e táticas, apresentados por Michel De Certeau. Aponta-se, como resultados, para uma representação construída, principalmente, a partir das defesas de intelectuais ligados ao movimento que ficou conhecido como “Escola Nova”, das características de um Bom Problema, que deveriam ser reais, úteis e interessantes ao aluno, e que sobrepujaram outras propostas, em um cenário de embate entre grupos antagônicos pelo monopólio do signo do Novo.REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática2016-04-19T21:30:37Z2016-04-19T21:30:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIRGENS, W. P. ; LEME DA SILVA, M. C. . A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-141, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819Leme da Silva, Maria CéliaVirgens, Wellington Pereira dasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T21:30:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T21:30:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
title A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
spellingShingle A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
Leme da Silva, Maria Célia
Resolução de Problemas
Aritmética
História da educação matemática
Educadores católicos
Liberais escolanovistas
title_short A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
title_full A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
title_fullStr A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
title_full_unstemmed A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
title_sort A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
Virgens, Wellington Pereira das
author_role author
author2 Virgens, Wellington Pereira das
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
Virgens, Wellington Pereira das
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas
Aritmética
História da educação matemática
Educadores católicos
Liberais escolanovistas
topic Resolução de Problemas
Aritmética
História da educação matemática
Educadores católicos
Liberais escolanovistas
description Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/7d3da4cefec239ecbb9dc263f674bf6d.pdf
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-04-19T21:30:37Z
2016-04-19T21:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIRGENS, W. P. ; LEME DA SILVA, M. C. . A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-141, 2014.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819
identifier_str_mv VIRGENS, W. P. ; LEME DA SILVA, M. C. . A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-141, 2014.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651913791537152