A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819 |
Resumo: | Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/7d3da4cefec239ecbb9dc263f674bf6d.pdf |
id |
UFSC_862f18052368c2adefc506627c68882d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160819 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais.Resolução de ProblemasAritméticaHistória da educação matemáticaEducadores católicosLiberais escolanovistasDisponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/7d3da4cefec239ecbb9dc263f674bf6d.pdfEste texto discute o papel dos Problemas e as finalidades de sua resolução, no ensino de aritmética, nas práticas escolares das décadas de 1930 e 1940, período em que diversos grupos de intelectuais debatiam os novos rumos a serem propostos para a educação. A metodologia utilizou-se do ferramental teórico-metodológico construído por historiadores, sobretudo, da história cultural, principalmente, os conceitos de representação, prática e apropriação propostos por Roger Chartier e estratégias e táticas, apresentados por Michel De Certeau. Aponta-se, como resultados, para uma representação construída, principalmente, a partir das defesas de intelectuais ligados ao movimento que ficou conhecido como “Escola Nova”, das características de um Bom Problema, que deveriam ser reais, úteis e interessantes ao aluno, e que sobrepujaram outras propostas, em um cenário de embate entre grupos antagônicos pelo monopólio do signo do Novo.REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática2016-04-19T21:30:37Z2016-04-19T21:30:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIRGENS, W. P. ; LEME DA SILVA, M. C. . A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-141, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819Leme da Silva, Maria CéliaVirgens, Wellington Pereira dasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T21:30:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T21:30:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
title |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
spellingShingle |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. Leme da Silva, Maria Célia Resolução de Problemas Aritmética História da educação matemática Educadores católicos Liberais escolanovistas |
title_short |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
title_full |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
title_fullStr |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
title_full_unstemmed |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
title_sort |
A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia Virgens, Wellington Pereira das |
author_role |
author |
author2 |
Virgens, Wellington Pereira das |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia Virgens, Wellington Pereira das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas Aritmética História da educação matemática Educadores católicos Liberais escolanovistas |
topic |
Resolução de Problemas Aritmética História da educação matemática Educadores católicos Liberais escolanovistas |
description |
Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/7d3da4cefec239ecbb9dc263f674bf6d.pdf |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-04-19T21:30:37Z 2016-04-19T21:30:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIRGENS, W. P. ; LEME DA SILVA, M. C. . A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-141, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819 |
identifier_str_mv |
VIRGENS, W. P. ; LEME DA SILVA, M. C. . A Resolução de Problemas de aritmética no embate entre católicos e liberais. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-141, 2014. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651913791537152 |