Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denardi, Didiê Ana Ceni
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_87b87d347ccfad1f1bbb3a87905a7d55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84236
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classrooomsLiteraturaLingua inglesaLeituraEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Recentemente tem-se presenciado um crescente número de estudos sobre o ensino de leitura através de estratégias de leitura em escolas brasileiras, Alguns desses estudos analisam o ensino de leitura em aulas de ensino fundamental e médio a partir de uma perspectiva cognitiva e outras pesquisam a interação em sala de aula em aulas de leitura nestes mesmos níveis e também em nível superior, a partir de uma perspectiva crítica. Entretendo, este tipo de pesquisa em aulas de Inglês Instrumental (ESP) tem se desenvolvido de forma a apresentar um visão geral do ensino de estratégias de leitura, sem analisar como este ensino realmente acontece em salas de aula de Inglês Instrumental. A fim de preencher esta lacuna, este estudo baseado numa Perspectiva Sociocultural ( embasada nos trabalhos de Vygotsky, 1978, 1986 e seus seguidores) investiga como o ensino de leitura acontece em duas salas de aula de Inglês Instrumental e o que os dois respectivos professores pensam sobre esta metodologia de ensino. Portanto, os dados para este estudo vêm de duas turmas de Inglês Instrumental: uma de uma escola pública em Florianópolis, SC e outra de um escola particular em Pata Branco, PR, das quais 9 aulas foram observadas, áudio e vídeo gravadas e os professores foram entrevistados, Os dados analisados revelaram que os professores investigados instruem seus alunos a usarem estratégias de leitura dos tipos to-down e bottom-up. Tais estratégias são mediadas através de diálogo e outros mecanismos semióticos para atender às necessidades dos alunos e alcançar os objetivos dos cursos. Este estudo também indicou que os professores objetivam conscientizar seus alunos sobre a importância do uso de estratégias de leitura e fazer com que os mesmos as utilizem de forma consciente e independente na compreensão de textos específicos e gerais.Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaDenardi, Didiê Ana Ceni2012-10-20T07:31:35Z2012-10-20T07:31:35Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 138 f.| tabs.application/pdf189922http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T07:31:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T07:31:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
title Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
spellingShingle Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
Denardi, Didiê Ana Ceni
Literatura
Lingua inglesa
Leitura
Estudo e ensino
title_short Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
title_full Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
title_fullStr Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
title_full_unstemmed Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
title_sort Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
author Denardi, Didiê Ana Ceni
author_facet Denardi, Didiê Ana Ceni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Gloria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Leitura
Estudo e ensino
topic Literatura
Lingua inglesa
Leitura
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T07:31:35Z
2012-10-20T07:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 189922
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236
identifier_str_mv 189922
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 138 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308315111424