INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790 |
Resumo: | O ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente. |
id |
UFSC_8894e0c3e8d5db0fc8648d2ceb4039bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97790 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMSO ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente.INPEAU2012-12-10T19:38:40Z2012-12-10T19:38:40Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790Goiris, Murilo CardosoReinert, José NilsonGubiotti, Brunoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:27:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97790Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:27:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
title |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
spellingShingle |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS Goiris, Murilo Cardoso |
title_short |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
title_full |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
title_fullStr |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
title_full_unstemmed |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
title_sort |
INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS |
author |
Goiris, Murilo Cardoso |
author_facet |
Goiris, Murilo Cardoso Reinert, José Nilson Gubiotti, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Reinert, José Nilson Gubiotti, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goiris, Murilo Cardoso Reinert, José Nilson Gubiotti, Bruno |
description |
O ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10T19:38:40Z 2012-12-10T19:38:40Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652038453592064 |