INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goiris, Murilo Cardoso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reinert, José Nilson, Gubiotti, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790
Resumo: O ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente.
id UFSC_8894e0c3e8d5db0fc8648d2ceb4039bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97790
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMSO ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente.INPEAU2012-12-10T19:38:40Z2012-12-10T19:38:40Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790Goiris, Murilo CardosoReinert, José NilsonGubiotti, Brunoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:27:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97790Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:27:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
title INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
spellingShingle INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
Goiris, Murilo Cardoso
title_short INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
title_full INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
title_fullStr INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
title_full_unstemmed INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
title_sort INFLUENCIA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CCHS/UFMS
author Goiris, Murilo Cardoso
author_facet Goiris, Murilo Cardoso
Reinert, José Nilson
Gubiotti, Bruno
author_role author
author2 Reinert, José Nilson
Gubiotti, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goiris, Murilo Cardoso
Reinert, José Nilson
Gubiotti, Bruno
description O ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10T19:38:40Z
2012-12-10T19:38:40Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652038453592064