Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fregoneis, Jucelia Geni Pereira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_89540e17bb9fcfddf8ecfc655030cee3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88585
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFregoneis, Jucelia Geni PereiraRodriguez Martins, Alejandro2012-10-22T10:56:29Z2012-10-22T10:56:29Z20062006232775http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas da Educação Básica Brasileira, como forma de dar aos alunos e professores acesso à tecnologia tem apresentado barreiras de diversas ordens e ainda é bastante restrita. A carência de habilidades e competências tecnológicas dos professores é apontada pela literatura como uma das principais barreiras a serem vencidas. Como uma possível solução faz-se necessário estabelecer espaços coletivos de discussão e partilha, que fomente, de forma efetiva, um processo de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento em informática na educação. Recorrendo às abordagens de gestão do conhecimento, numa perspectiva de aprendizagem cooperativa, esse trabalho de tese apresenta um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de práticas para fomentar a criação, disseminação e compartilhamento dos conhecimentos relativos à utilização das TICs nos processos educacionais. Para tanto o modelo constituiu-se de duas modalidades: presencial e virtual (A3PIE), utilizando-se de métodos e ferramentas que tornam menos complexo o compartilhamento do conhecimento entre os professores. Como resultado, um modelo completo, eficiente e sustentável foi criado, considerando a perspectiva de indivíduo e de grupo, permitindo de forma tanto presencial quanto virtual, as comunicações síncronas e assíncronas, em outras palavras: uma comunidade de prática. Para a construção do presente modelo considerou-se, além da fundamentação teórica, os resultados de uma primeira pesquisa realizada com 60 professores de duas escolas da educação básica da Rede Municipal de Maringá quanto a Competências, Atitudes e Obstáculos relativos à incorporação das TICs na educação. O modelo foi aprovado por uma média de 87% dos entrevistados em uma segunda pesquisa de campo realizada com os mesmos professores.xvi, 149 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoProfessores -FormaçãoInformaticaEducaçãoUm modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL232775.pdfapplication/pdf744863https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/1/232775.pdf00a3064e604224efcbffe12422741ed2MD51THUMBNAIL232775.pdf.jpg232775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg890https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/2/232775.pdf.jpgef6141751f39ce4db3409c7ac713f144MD52123456789/885852013-05-05 04:42:04.074oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:42:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
title Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
spellingShingle Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira
Engenharia de produção
Gestão do conhecimento
Professores -
Formação
Informatica
Educação
title_short Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
title_full Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
title_fullStr Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
title_full_unstemmed Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
title_sort Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
author Fregoneis, Jucelia Geni Pereira
author_facet Fregoneis, Jucelia Geni Pereira
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fregoneis, Jucelia Geni Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
contributor_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Gestão do conhecimento
Professores -
Formação
Informatica
Educação
topic Engenharia de produção
Gestão do conhecimento
Professores -
Formação
Informatica
Educação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T10:56:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T10:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 232775
identifier_str_mv 232775
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 149 f.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/1/232775.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/2/232775.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00a3064e604224efcbffe12422741ed2
ef6141751f39ce4db3409c7ac713f144
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805435601387520