Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_89540e17bb9fcfddf8ecfc655030cee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88585 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaFregoneis, Jucelia Geni PereiraRodriguez Martins, Alejandro2012-10-22T10:56:29Z2012-10-22T10:56:29Z20062006232775http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas da Educação Básica Brasileira, como forma de dar aos alunos e professores acesso à tecnologia tem apresentado barreiras de diversas ordens e ainda é bastante restrita. A carência de habilidades e competências tecnológicas dos professores é apontada pela literatura como uma das principais barreiras a serem vencidas. Como uma possível solução faz-se necessário estabelecer espaços coletivos de discussão e partilha, que fomente, de forma efetiva, um processo de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento em informática na educação. Recorrendo às abordagens de gestão do conhecimento, numa perspectiva de aprendizagem cooperativa, esse trabalho de tese apresenta um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de práticas para fomentar a criação, disseminação e compartilhamento dos conhecimentos relativos à utilização das TICs nos processos educacionais. Para tanto o modelo constituiu-se de duas modalidades: presencial e virtual (A3PIE), utilizando-se de métodos e ferramentas que tornam menos complexo o compartilhamento do conhecimento entre os professores. Como resultado, um modelo completo, eficiente e sustentável foi criado, considerando a perspectiva de indivíduo e de grupo, permitindo de forma tanto presencial quanto virtual, as comunicações síncronas e assíncronas, em outras palavras: uma comunidade de prática. Para a construção do presente modelo considerou-se, além da fundamentação teórica, os resultados de uma primeira pesquisa realizada com 60 professores de duas escolas da educação básica da Rede Municipal de Maringá quanto a Competências, Atitudes e Obstáculos relativos à incorporação das TICs na educação. O modelo foi aprovado por uma média de 87% dos entrevistados em uma segunda pesquisa de campo realizada com os mesmos professores.xvi, 149 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoProfessores -FormaçãoInformaticaEducaçãoUm modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL232775.pdfapplication/pdf744863https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/1/232775.pdf00a3064e604224efcbffe12422741ed2MD51THUMBNAIL232775.pdf.jpg232775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg890https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/2/232775.pdf.jpgef6141751f39ce4db3409c7ac713f144MD52123456789/885852013-05-05 04:42:04.074oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:42:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
title |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
spellingShingle |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação Fregoneis, Jucelia Geni Pereira Engenharia de produção Gestão do conhecimento Professores - Formação Informatica Educação |
title_short |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
title_full |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
title_fullStr |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
title_full_unstemmed |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
title_sort |
Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação |
author |
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira |
author_facet |
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro |
contributor_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Gestão do conhecimento Professores - Formação Informatica Educação |
topic |
Engenharia de produção Gestão do conhecimento Professores - Formação Informatica Educação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T10:56:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T10:56:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
232775 |
identifier_str_mv |
232775 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvi, 149 f.| il., grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/1/232775.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88585/2/232775.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00a3064e604224efcbffe12422741ed2 ef6141751f39ce4db3409c7ac713f144 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805435601387520 |