Avaliação externa como ferramenta contributiva da qualidade do atendimento nos núcleos de educação infantil da rede municipal de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Tagma Angélica Nilson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216661
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020.
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spelling Avaliação externa como ferramenta contributiva da qualidade do atendimento nos núcleos de educação infantil da rede municipal de FlorianópolisCiênciaAvaliação educacionalEducação infantilDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020.A presente pesquisa tem como foco o estudo da qualidade do atendimento nos Núcleos de Educação Infantil (NEI) da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis. No ano de 2015, a RME de Florianópolis passou por uma avaliação censitária executada pela Secretaria Municipal de Educação, sob assessoria técnica da Fundação Carlos Chagas, que investigou a qualidade do atendimento em Núcleos de Educação Infantil, a qual foi conduzida utilizando as escalas americanas ITERS-R (Infant/Toddler Environment Rating Scale-Revised), para crianças em idade de creche, e ECERS-R (Early Childhood Environment Rating ScaleRevised), para crianças em idade de pré-escola. Assim, este estudo tem como objetivo analisar as ações propostas e executadas pelos Núcleos de Educação Infantil da RME de Florianópolis após a devolutiva dos resultados da avaliação externa ITERS-R realizada em 2015, bem como diagnosticar a situação atual desses núcleos quanto à qualidade do atendimento para as crianças dessa faixa etária. Partindo do pressuposto de que a avaliação da Educação Infantil não deve ser concedida como um fim, mas como um meio, uma forma de orientar intervenções de melhoria da qualidade dos ambientes no atendimento das crianças, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa em forma de questionário que possibilitou tanto conhecer a situação atual dos núcleos nos diferentes itens propostos, bem como conhecer os processos e ações de melhoria desenvolvidos após a devolutiva dos resultados da avaliação. O questionário, composto por 27 indicadores, foi elaborado tendo como base a literatura e os documentos oficiais que norteiam a qualidade da Educação Infantil no Brasil, sendo validado por especialistas da área e aplicado nos mesmos NEIs da RME de Florianópolis que passaram pela avaliação em 2015, sendo respondido voluntariamente pelas diretoras das unidades. Os resultados foram apresentados discutidos por meio de análises descritivas, tanto para as questões objetivas quanto para as discursivas, os quais revelaram que, após a devolutiva da avaliação de 2015, os núcleos propuseram e executaram uma série de melhorias com vistas a qualificar o atendimento.Abstract: This research focuses on the study of the quality of care in the Early Childhood Education Centers of the Municipal Education Network (RME) of Florianópolis. In 2015, the RME of Florianópolis underwent a census assessment carried out by the Municipal Department of Education, under technical advice from the Carlos Chagas Foundation, which investigated the quality of care in Early Childhood Education Centers. This assessment was conducted using the American ITERS-R (Infant/ Toddler Environment Rating Scale-Revised) scales, for children of daycare age, and ECERS-R (Early Childhood Environment Rating ScaleRevised), for children of pre-school age school. This study aims to analyze the actions proposed and carried out by the Children's Education Centers of RME in Florianópolis after returning the results of the external ITERS-R evaluation carried out in 2015, as well as to diagnose the current situation of the Children's Education Centers in relation to the quality of care for children of this age group. Based on the assumption that the assessment of Early Childhood Education should not be granted as an end, but as a means, a way of guiding interventions to improve the quality of environments in the care of children, a research tool in the form of a questionnaire was developed. which made it possible both to know the current situation of the nuclei in the different proposed items, as well as to know the improvement processes and actions developed after returning the results of the evaluation carried out in 2015. The questionnaire, consisting of 27 indicators, was developed based on the literature and official documents that guide the quality of early childhood education in Brazil. The questionnaire was validated by specialists in the area and applied in the same Centers for Early Childhood Education in the RME of Florianópolis, which underwent the assessment in 2015, and was answered voluntarily by the units' directors. The results were presented discussed by means of descriptive analyzes, both for objective and discursive questions, which revealed that, after returning the 2015 assessment, the centers proposed and executed a series of improvements in order to qualify the service.Zanella, AndreiaUniversidade Federal de Santa CatarinaBecker, Tagma Angélica Nilson2020-10-21T21:32:35Z2020-10-21T21:32:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369638https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216661porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:32:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:32:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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