EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margotto, Sulyana Comério
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mainardes, Emerson Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708
Resumo: A fim de atrair e manter alunos satisfeitos em seus cursos, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de modelos e ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus alunos. Este estudo se propôs a investigar o gap do conhecimento ou gap 1 entre o que o corpo docente acha que o aluno espera de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior, buscando comparar ambas percepções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os alunos dos primeiros períodos de uma IES com a aplicação de um questionário com 32 expectativas diferentes. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstram a diferença de pensamento entre alunos e professores, visto que, dentre as 19 variáveis representativas das expectativas dos alunos que apresentaram diferenças de médias estatisticamente significativas, em 13 variáveis os alunos têm mais expectativas do que corpo docente acha, contra 6 variáveis em que o corpo docente indicou expectativas maiores do que declararam os alunos. Conclui-se que identificar a existência do gap de conhecimento permitirá a IES ajustar seus serviços às expectativas dos alunos, levando-os a satisfação.
id UFSC_8abae00a5123d53a5ea52d7d5cca7633
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131708
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORESEnsino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento.A fim de atrair e manter alunos satisfeitos em seus cursos, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de modelos e ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus alunos. Este estudo se propôs a investigar o gap do conhecimento ou gap 1 entre o que o corpo docente acha que o aluno espera de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior, buscando comparar ambas percepções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os alunos dos primeiros períodos de uma IES com a aplicação de um questionário com 32 expectativas diferentes. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstram a diferença de pensamento entre alunos e professores, visto que, dentre as 19 variáveis representativas das expectativas dos alunos que apresentaram diferenças de médias estatisticamente significativas, em 13 variáveis os alunos têm mais expectativas do que corpo docente acha, contra 6 variáveis em que o corpo docente indicou expectativas maiores do que declararam os alunos. Conclui-se que identificar a existência do gap de conhecimento permitirá a IES ajustar seus serviços às expectativas dos alunos, levando-os a satisfação.INPEAU2015-04-06T14:49:29Z2015-04-06T14:49:29Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708Margotto, Sulyana ComérioMainardes, Emerson Wagnerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T14:49:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131708Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T14:49:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
title EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
spellingShingle EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
Margotto, Sulyana Comério
Ensino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento.
title_short EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
title_full EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
title_fullStr EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
title_full_unstemmed EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
title_sort EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
author Margotto, Sulyana Comério
author_facet Margotto, Sulyana Comério
Mainardes, Emerson Wagner
author_role author
author2 Mainardes, Emerson Wagner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Margotto, Sulyana Comério
Mainardes, Emerson Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento.
topic Ensino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento.
description A fim de atrair e manter alunos satisfeitos em seus cursos, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de modelos e ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus alunos. Este estudo se propôs a investigar o gap do conhecimento ou gap 1 entre o que o corpo docente acha que o aluno espera de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior, buscando comparar ambas percepções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os alunos dos primeiros períodos de uma IES com a aplicação de um questionário com 32 expectativas diferentes. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstram a diferença de pensamento entre alunos e professores, visto que, dentre as 19 variáveis representativas das expectativas dos alunos que apresentaram diferenças de médias estatisticamente significativas, em 13 variáveis os alunos têm mais expectativas do que corpo docente acha, contra 6 variáveis em que o corpo docente indicou expectativas maiores do que declararam os alunos. Conclui-se que identificar a existência do gap de conhecimento permitirá a IES ajustar seus serviços às expectativas dos alunos, levando-os a satisfação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T14:49:29Z
2015-04-06T14:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652196902862848